ABAV contesta novas formas de pagamento impostas pela IATA


Entidade aponta unilateralidade e defende agências de viagens
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) encaminhou, na tarde de ontem (4), correspondência contestando os novos métodos e formas de pagamento para o mercado das agências de turismo exigidos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Representada pelo presidente Antonio Azevedo, a ABAV explica, no documento, que mais uma vez a IATA/BSP agiu de forma unilateral. “Estão desconsiderando e desrespeitando qualquer relação comercial e obrigacional existente entre a mesma e as agências de viagens, apresentando novas condições para pagamentos que, indiscutivelmente, afetarão, de maneira negativa, inúmeras empresas que atuam no setor de turismo”, argumenta.
Tal situação poderá gerar, de imediato, significativo impacto nos departamentos financeiros das agências de turismo, alterando de forma drástica a flexibilidade existente para horários de pagamento, os quais deverão se submeter a horários de funcionamento e à compensação bancária do Banco Santander, já que, a partir de 24 de junho, a IATA/BSP não mais realizará esta compensação pelo Itaú.
“No mínimo a IATA deveria, antes da adoção de tais medidas, apresentá-las à discussão junto àqueles que movimentam e justificam sua existência neste país. Deste modo, não estaria pura e simplesmente impondo tais medidas sem medir as consequências das mesmas para as agências de turismo, para quem o mencionado comunicado foi direcionado”, finaliza Azevedo.

Comentários