A usina hidrelétrica de Itaipu é um passeio que vale a pena para quem vai a Foz do Iguaçu(PR)

Para quem vai a Foz do Iguaçu (PR), além das cataratas do Iguaçu, compras e tudo mais ,o passeio recomendado e sugerido é a visita a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em produção de energia . É um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, na fronteira entre os dois estados.
A construção da usina é resultado de intensas negociações entre o Brasil e o Paraguai, iniciadas ainda na década de 60, que o culminaram , em 26 de abril de 1973, com a assinatura do tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento do potencial hidráulico do rio Paraná. Em maio de 1974, foi criada a empresa binacional Itaipu, para construir e , posteriormente , gerenciar a usina. A energia de Itaipu é enviada ao Brasil por meio do sistema de transmissão de Furnas.

Para quem vai a primeira vez, é interessante para conhecer a dimensão e o tamanho de sua turbina. Uma passeio é recomendado para saber mais sobre importante empreendimento. Tudo é dividido, desde a quantidade de funcionários brasileiros a paraguaios. Muito interessante. Consulte seu agente de viagens e escolha melhor opção para conhecer este potencial.
 Poderá fazer o circuito especial, sendo a mais completa das visitas, com incursão pelo interior da usina e paradas em pontos estratégicos, como o topo da barragem que lhe dá uma visão incrível desta obra, a sala de comando geral, onde se vê homens brasileiros de um lado e paraguaios de outro, o eixo de uma unidade geradora em pleno funcionamento. Usamos capacetes e ônibus especial dentro da área da obra. Também visitamos as galerias onde estão instaladas as turbinas.


Em julho de 2012, Itaipu atingiu mais uma marca histórica, 17 milhões de visitantes. Vindos de 194 países, eles puderam conhecer e se impressionar com uma das mais grandiosas obras de engenharia do planeta.



*Visitei como jornalista embaixadora do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu neste ano em sua oitava edição junto com os jornalistas convidados. E lhe digo, este passeio sempre é bom!. E eu todo ano faço!












 

Comentários