Número
de turistas vindos da China praticamente dobrou nos últimos dois anos.
Chance de crescimento ainda maior faz Embratur aumentar apostas
A
emissão de turistas chineses para o Brasil foi uma das que mais cresceu
nos últimos dois anos. Em 2010, 37,8 mil chineses visitaram nosso
país. No ano seguinte, esse número saltou para 55,9 mil e chegou a 65,9
mil em 2013. Os crescimentos – de 48% em 2011 e de 18% ano passado –
colocam a China entre os países que mais ampliaram o envio de turistas
para o Brasil.
Mesmo com todo esse
crescimento, ainda há espaço para crescer. “Um estudo feito pela
Embratur mostra que outros cerca de 150 mil chineses visitam a América
Latina todos os anos, mostrando que ainda temos uma
boa margem de crescimento, mesmo sendo um destino de longa distância”,
avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Por isso, estamos fazendo
road shows e outras ações naquele destino”.
Em outubro, a Embratur
fez um longo roadshow na China, em conjunto com representantes de outros
países da América Latina, como Argentina, Chile, Peru, Uruguai e
Venezuela. Na delegação, o governo federal levou
profissionais da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e agentes de
viagens. Durante a rodada de negócios foram apresentadas as 12
cidades-sede da Copa do Mundo e seus potenciais turísticos, com destaque
para os segmentos de cultura, de ecoturismo e às Patrimônios
Culturais da Humanidade presentes no país.
Já no início de maio
(de 09/05 a 12/05), a Embratur deu apoio institucional ao Ministério das
Relações Exteriores, na participação da WTF (World Trade Fair), em
Xangai. O evento é especializado na promoção de
produtos turísticos, realizado anualmente, desde 2004. No ano passado, a
WTF recebeu 500 expositores de 55 países e 7.250 visitantes
corporativos, além de 35.000 consumidores de pacotes turísticos. O
Brasil nunca havia participado do encontro, mas o crescente
interesse no país como destino turístico para os chineses, associado à
realização do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, tornou a
presença do Brasil muito importante.
“O crescimento da
emissão de turistas chineses para o Brasil tem se sustentado fortemente
no segmento de Negócios e Eventos. Com os megaeventos, pretendemos
atrair um novo tipo de turista, além de estimular
o chinês que já conhece o Brasil a trazer sua família”, afirma Dino.
Assessoria de IMprensa- Embratur
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