A 23ª edição da festa teve sol durante os 18 dias de
programação e público estimado em 300 mil pessoas.
Encerrou oficialmente
neste domingo, em Gramado, a maior Festa da Colônia de todos os tempos. A 23ª
edição do tradicional evento da região das hortênsias foi um sucesso absoluto
de público durante todos os dias de festa. Nesses 18 dias de intensa
programação cultural e gastronômica, estima-se que cerca de 300 mil pessoas,
entre comunidade e visitantes, tenham passado pelo centro de eventos
ExpoGramado, onde a festa foi realizada.
A presidente da Festa
da Colônia e secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, confirma o
sucesso da celebração: “Fico muito feliz pelo imenso sucesso alcançado por esta
festa que é a mais querida e democrática de Gramado. Com toda a certeza foi a
maior Festa da Colônia de todos os tempos. São Pedro nos ajudou com o tempo bom
durante todos os dias de evento”, ressaltou.
A Festa da Colônia
teve início no dia 11 de abril e terminou oficialmente neste domingo (28).
Foram 18 de dias de muito sol e temperatura agradável, fator que contribui
diretamente para o sucesso de público. “Está bastante movimentado esse ano, até
me surpreendi com tantas pessoas no último dia de festa. O sol, com certeza,
foi um dos principais motivos. O local da festa e o estacionamento amplo também
ajudaram”, explicou Carolina Bertoglio, moradora de gramado,
e frequentadora assídua da festa.
Ao longo desse
período de celebração, muitas atrações ocorreram no local do evento, com
destaque para o Desfile de Carretas, que agitou a comunidade durante dois
finais de semana da festa. As 56 carretas puxadas por bois partiram do
centro de eventos Expogramado, percorrendo a Avenida Borges de Medeiros até o
centro da cidade. Aproximadamente 12 mil pessoas acompanharam o desfile, no
último sábado.
O comparecimento em
peso do público surpreendeu, até mesmo, os comerciantes. Na feira de produtos
coloniais muitos itens esgotaram em poucos dias de evento.
Exemplo disso foi a
geléia de mirtilo, novidade este ano na festa. Cerca de 700 vidros do
produto foram vendidos durante o evento, só na banca da família Wagner, da
linha Quinze. A família conta que foi preciso preparar uma porção extra do
produto para suprir a demanda. “A geléia de mirtilo acabou no domingo passado.
No mesmo dia tivemos que largar tudo e voltar em casa para preparar mais. Não
esperávamos tantas pessoas este ano e uma procura tão grande pelo produto”,
explica uma das comerciantes da família.
No espaço da família
Cavichion, da linha Furna, o produto mais vendido foi o suco de uva. Cerca de
900 garrafas foram comercializadas durante o evento, o que representa, segundo
a família, um acréscimo de 30% em relação ao ano anterior.
Na banca da família
Pereira, de linha Marcondes, as cervejas caseiras “Nossa Versão” despertaram a
curiosidade dos presentes, e, quem quis experimentar o produto teve que correr
para encontrá-lo nas prateleiras. Diferente das cervejas tradicionais, as
bebidas fabricadas pela família utilizam açúcar de beterraba, mel ou açúcar
mascavo na fase de produção chamada “carbonatação”. Todas as 596 cervejas de
carbonatação especial produzidas já tinham sido vendidas até o segundo domingo
da festa. A família explica que uma produção industrial pequena garante uma
extrema qualidade ao produto, mas promete novidades para o próximo ano. “Ainda
não posso revelar, mas estamos testando um produto novo. Se tudo der certo, ano
que vem estará à disposição do público”, destacou um dos comerciantes.
Na Bier Platz, os
bolinhos de batata e aipim fizeram a alegria do público. No espaço da linha
Quilombo, cerca de 15 mil bolinhos de batata foram vendidos, 5 mil a mais que a
edição anterior da festa. Este ano a novidade no espaço da família foi o
“grôstoli”, massa com açúcar e canela, semelhante à tradicional “cueca virada”.
Neste primeiro ano de vendas o doce também fez grande sucesso.
Mesmo no último dia
de festa, o público novamente compareceu em peso. Milhares de pessoas
circularam pelo ExpoGramado e puderam aproveitar os últimos instantes da
celebração. O movimento intenso permaneceu até as 22 horas, quando a
banda Tannewald encerrou a festa com chave de ouro.
A 23ª edição da Festa
da Colônia teve o patrocínio máster da Brahma, patrocínio da Famastil, Caixa,
Sulgás e Sierra, co-patrocínio da Cooperativa Piá e apoio da ANP e Citral.
Assessoria de Imprensa - Insider2
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