Prefeito destaca em Fórum ações para fortalecer Turismo em Natal






Nesta quinta-feira (14), o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, participou do 4º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte, evento realizado no Centro de Convenções da capital potiguar que tem como objetivo debater, analisar e propor melhorias para o setor. O chefe do Executivo municipal acompanhou a palestra do especialista em Turismo de Incentivo, Ibrahim Georges Tahtouh, e logo depois participou de uma mesa de debates com os organizadores do evento Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino.
Na oportunidade, Carlos Eduardo foi questionado sobre como o Poder Executivo municipal pode atuar no fortalecimento do destino Natal. O prefeito parabenizou os organizadores pela criação do fórum, entendendo que o turismo representa a principal atividade econômica natalense, e um espaço como o Fórum auxilia na obtenção de soluções para alavancar os ganhos da categoria.
Respondendo aos questionamentos, o chefe do Executivo municipal destacou que uma cidade só é boa para o turista quando atende bem a sua população. Para corroborar com essa máxima, o prefeito lembrou das ações efetivas tomadas pela sua administração na tentativa de restaurar os serviços básicos que estavam completamente esquecidos. A regularização da limpeza pública, a reabertura das três maternidades públicas municipais da cidade, a contratação de 55 médicos para atuarem no Programa Saúde da Família, a garantia do inicio do ano letivo da rede municipal com merenda para os alunos e a operação tapa-buracos foram enfatizadas.
A recuperação da entrada da cidade e o novo projeto de ajardinamento das avenidas Roberto Freire, Hermes da Fonseca, Prudente de Morais e Itapetinga também mereceram destaque na fala do prefeito. Para Carlos Eduardo, essas ações refletem diretamente na revitalização da imagem natalense perante a população local e aos visitantes
Outro ponto ressaltado por Carlos Eduardo e que tem ligação direta com a atividade turística foi a retomada dos estudos para a instalação da Marina de Natal, projeto iniciado na última gestão do atual prefeito. A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico desengavetou o plano e avançou bastante nesses quase três meses de administração, com a obtenção de pareceres favoráveis da Marinha, do Complan e do IPHAN. Empresários franceses e espanhóis se mostraram interessados na construção da Marina, identificando um potencial muito forte da cidade no acolhimento dos adeptos da vida náutica.
Carlos Eduardo salientou que toda embarcação vinda da Europa e da África passa obrigatoriamente pelo litoral potiguar e com uma Marina construída na cidade esses visitantes podem aportar por aqui e consumir o que a cidade tem para oferecer: “Estudos indicam que o turista náutico costuma gastar U$ 600,00 dólares diariamente, movimentando toda a cadeia produtiva do município. Natal tem potencial para atrair esses investimentos e a prefeitura está agindo para conquistar a Marina para nossa capital”, disse o prefeito.
A Copa do Mundo de 2014 é um evento ligado diretamente a atividade turística e o prefeito mostrou que a cidade está se preparando para receber as delegações de jornalistas, torcedores e turistas que virão acompanhar os jogos do Mundial. As obras de mobilidade urbana que estavam ameaçadas pela falta de planejamento da gestão anterior foram garantidas. Em relação ao primeiro lote das obras de mobilidade – que começa na Avenida Felizardo Moura e atravessa a Avenida Capitão Mor Gouveia -, está licitado e deve ter inicio ainda neste mês de março. Para o prefeito, Natal vai ganhar muito com a divulgação da cidade e tem a obrigação de aproveitar os benefícios conquistados com o evento. A Prefeitura trabalha também na qualificação profissional da população, através de parcerias com o SEBRAE e entidades do turismo. “Vamos mostrar a força e a capacidade de Natal na Copa do Mundo”, destacou.
O prefeito também foi indagado sobre os projetos da Prefeitura para movimentar o turismo cultural da cidade. Nesse ponto, Carlos Eduardo disse que a administração vai trazer de volta para a população o “Natal em Natal”. O chefe do Executivo municipal esteve esta semana no Rio de Janeiro para captar investimentos, buscando fortalecer o evento. Ele se reuniu com técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e garantiu recursos que serão aplicados no “Natal em Natal”. A cidade voltará a ter o Festival de Cinema, o Goiamum Audiovisual, o Encontro Nacional de Escritores (ENE) e o Festival Gastronômico.
O Encontro Nacional de Escritores (ENE) mereceu atenção especial do prefeito. Ele lembrou que o evento reúne a nata intelectual do país e ajuda muito na divulgação da cidade. Os escritores e jornalistas que vêm participar dos debates repercutem o que aconteceu no ENE e o que viram em Natal, gerando nas outras pessoas o desejo de visitar Natal. A Prefeitura já confirmou a presença dos primeiros escritores no evento deste ano. Estarão em Natal os escritores Zuenir Ventura, Eucanaã Ferraz, Tatiana Salem Levy, João Paulo Cuenca e Rubens Figueiredo.
Ainda falando do turismo cultural o prefeito lembrou da criação do Parque da Cidade. O projeto foi elaborado pelo renomado arquiteto Oscar Niemayer. O equipamento público possui um Memorial que conta a história da cidade dos tempos pré-históricos até os dias atuais, trazendo mais opção de lazer e conhecimento para natalenses e turísticas. Carlos Eduardo também enfatizou a construção do Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão, uma obra que resgata a memória das manifestações artísticas tão bem relatadas pelo expoente da cultura potiguar Luis da Câmara Cascudo.
Outro grande projeto da atual administração municipal que vai contribuir com uma maior atração de turistas para Natal é a revitalização do bairro da Ribeira. O chefe do Executivo municipal revelou que a capital potiguar está inserida no PAC das cidades históricas, um programa do governo federal que repassa investimentos para os municípios com projetos nessa área. Natal foi a primeira cidade a enviar os planos de ação para Brasília e o secretário municipal de Meio-Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano, já teve as primeiras reuniões técnicas para colocar os projetos em andamento.
Carlos Eduardo se mostrou muito satisfeito com o evento e conclamou os empresários, jornalistas e turismólogos presentes ao 4º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte a continuarem lutando pelo fortalecimento do setor, colocando a prefeitura à disposição para trabalhar em busca do desenvolvimento da cidade.

Comentários