MPB e tradição do Terno das Almas serão as atrações da Semana Santa em Andaraí e Igatu na Bahia



Andaraí, município da Chapada Diamantina, localizado a 413 quilômetros de Salvador e a 125 quilômetros de Lençóis, terá como atração na Semana Santa a estreia do projeto Andaraí na Praça, que levará a Música Popular Brasileira a diversas localidades do município. A estreia será no Sábado de Aleluia, 30 de março, às 19h, informa o secretário do Meio Ambiente e Turismo do município, Cézar Romero.
Como parte da programação da Semana Santa, na sede e na vila de Igatu, moradores antigos repetem a tradição do Terno das Almas, quando um grupo de homens e mulheres, envoltos em lençóis brancos, sai às ruas, para rezar pelos mortos. É tradição o grupo pagar a penitência todas as segundas, quartas e sextas-feiras, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-Feira da Paixão (29 de março).
O Terno das Almas, é uma tradição da Chapada Diamantina e protegida como patrimônio imaterial, revela o secretário do Turismo, Cézar Romero. Também é encontrado em municípios como Mucugê e Lençóis. Em Andaraí é mais forte na Vila de Igatu.
A pequena vila, com 370 habitantes, localizada a 12 quilômetros da sede, é considerada por muitos a “Machu Picchu” brasileira. Sua principal atração histórica é o Parque Urbano de Preservação Ambiental, Histórico e de Lazer, formado pelo conjunto de ruínas garimpeiras. Trata-se de um museu vivo do período em que a Chapada Diamantina tinha como principal atividade econômica as minas de diamantes.
As casas de pedra, algumas encrustadas em rochas, foram construídas por garimpeiros e, depois, por eles abandonadas quando as jazidas se esgotaram. Além da visitação às casinhas, o sítio histórico tem um jardim de esculturas, galeria, loja de artesanato e um café. Destaca-se, ainda, na vila, a infraestrutura de restaurantes e hospedagem e as trilhas, como a antiga estrada de pedra do garimpo, hoje usado pelos praticantes de trecking (caminhadas) na Chapada Diamantina.
Serviço
Como chegar: Andaraí fica a 413 km de Salvador, a 125 km de Lençóis e a 164 km de Mucugê. Igatu fica a 12 km de Andaraí. Rodoviário: cerca de oito horas e meia de viagem pela empresa Águia Branca (4004-1010) – tarifas a partir de R$ 66,19 (ida). O turista pode optar por ir de avião (Trip/Azul) até Lençóis e, de lá, fazer um transfer para Andaraí/Igatu.
Onde ficar e onde comer: consulte www.bahia.com.br ou ligue Disque Bahia Turismo (71 3103-3103)
Passeios: consulte a Associação de Condutores de Visitantes de Andaraí (75 3335-2022)
O que ver na Vila de Igatu (Andaraí)
Parque Urbano de Preservação Ambiental, Histórica e de Lazer (antigo bairro Luís dos Santos): conjunto de ruínas garimpeiras.
Galeria de Arte e Memória, com loja de artesanato e café (75 3335-2510).
Gruna Brejo/Verruga: antiga mina de diamante, reaberta para visitação, que ainda preserva as esculturas de argila feitas pelos garimpeiros, e um poço natural onde o visitante pode tomar banhos.
Rampa do Caim: fica a duas horas de caminhada de Igatu, mas proporciona o espetáculo da vista da Serra do Sincorá, do Vale do Paty e do Parque Nacional da Chapada Diamantina. No caminho, o visitante vê as locas dos garimpos.
Terno das Almas: manifestação cultural que acontece à noite, segundas, quartas e sextas-feiras, pelas ruas e trilhas da vila, até a Sexta-feira da Paixão.
Artesanato: crochê, bordados, rendas de bilro, trançados em fibra e palha, bonecas de pano, artesanato em pedra e em madeira, cestarias, pinturas em madeira, telhas e telas, instrumentos musicais artesanais, dentre outros.

Comentários