Bahia lança site Observatório do Turismo


Ferramenta fornece os principais dados estatísticos do setor

 A Secretaria do Turismo da Bahia lançou nesta sexta-feira (15), durante o Fórum Estadual voltado para o setor, no Centro de Convenções, em Salvador, o seu Observatório, um website com as principais estatísticas da atividade em território baiano. A ferramenta foi apresentada pelo titular da pasta, Domingos Leonelli, para um grupo de 150 pessoas, formado por empresários, gestores e dirigentes municipais de turismo.
 No Observatório do Turismo, que está disponível no endereço www.observatorio.turismo.ba.gov.br, os internautas podem encontrar números referentes às pesquisas de fluxo, de mercado, de eventos festivos e religiosos, bem como os desembarques em portos e aeroportos do Estado. “Este vai ser um canal de informação e difusão dos estudos sobre o Turismo na Bahia. Será um espaço de troca de informações e aprofundamento dos temas ligados ao setor”, disse o secretário Domingos Leonelli.
 Para a assessora técnica da Setur, Inez Garrido, a ferramenta ajudará aos governos estadual e federal e, sobretudo, aos futuros investidores que buscam oportunidades de negócios na Bahia. “Além disso, podemos ampliar o nosso observatório com o fornecimento de pesquisas online, fóruns de discussões e outros mecanismos que possam ser úteis para toda a sociedade”, afirmou.
 Ainda de acordo com Inez Garrido, alguns destinos possuem observatórios consolidados, como São Paulo, cujo gerenciamento foi feito pela empresa oficial de Turismo do Município; Paraná, onde o estudo pertence a uma universidade; além de Portugal e Espanha, “com excelentes ferramentas que são referências para o mundo inteiro”, concluiu.
Ferramenta aprovada - Os gestores de turismo presentes no Fórum elogiaram a criação do Observatório. Para Sílvio Pessoa, que preside o sindicato de dirigentes e proprietários de hotéis de Salvador e Litoral Norte, o site ajuda a suprir uma carência de dados estatísticos do setor na Bahia. "É preciso que ele seja consistente e que tenha uma atualização mensal". Pedro Galvão, presidente da Abav, também ressaltou a criação do site com as estatísticas do turismo da Bahia. "Desta forma, podemos saber como devemos desenvolver as ações para que o setor avance", disse.

Comentários