REDE MABU HOTÉIS & RESORTS COMPLETA 40 ANOS EM FASE DE EXPANSÃO E NOVOS INVESTIMENTOS


Faturamento de 2012 foi 41% maior do que em 2011, sendo que para 2013 a expectativa é de que o crescimento seja ainda maior

A Rede Mabu Hotéis & Resorts comemora 40 anos de fundação no próximo sábado (02/02), marcada por uma fase de expansão e de referência em hotelaria no mercado nacional. Quando fundada pelos empresários Alberto Abujamra e Jacyra Abujamra em 1973, a rede contava com um hotel em operação, o Mabu Royal & Premium Hotel, localizado em frente à Praça Santos Andrade, em Curitiba. Hoje a empresa possui outros quatro empreendimentos, incluindo o Mabu Thermas & Resort, localizado em Foz do Iguaçu, o Mabu Capivari Eco Resort, em Campina Grande do Sul/PR, o Mabu Parque Resort, de Curitiba, e o Mabu Refúgio Cheiro de Mato Eco Resort e Convention, situado em Mairiporã/SP. Ao todo, nessa rede de hotéis, existem 768 apartamentos e suítes  disponíveis para hospedagem.

Segundo o diretor executivo da Rede Mabu Hotéis & Resorts, Wellington Estruquel, os colaboradores da rede seguem os mesmos valores que permeiam os 40 anos de atividade da empresa. “A honestidade, a hospitalidade e o empreendedorismo fazem parte da administração desde o início, sendo que esses valores nós buscamos transmitir ao funcionário desde o momento de sua integração. Acredito que essa característica tenha contribuído para o grande crescimento que tivemos, além de nossa constante atualização e do acompanhamento das tendências do segmento. A busca permanente pela melhoria dos resultados, da qualidade e dos processos estão no ‘DNA’ do Mabu”, define.

A rede hoteleira paranaense é considerada uma empresa familiar com gestão profissional. Atualmente a administração dos hotéis é de responsabilidade dos filhos de Jacyra Abujamra e Alberto Abujamra, sendo eles: os conselheiros de administração Márcia Abujamra, José Maria Abujamra, Alberto Abujamra, Roselena Abujamra e Denise Abujamra.

De acordo com Jacyra, quando Alberto Abujamra inaugurou o Mabu Royal e Premium Hotel a intenção era suprir a carência que a capital tinha por empreendimentos de alto padrão. “Decidimos pela inovação na hotelaria curitibana. Ao longo dos anos essa decisão mostrou-se totalmente acertada, pois o hotel foi um marco para sua época. Conhecido como o ‘hotel dos presidentes’, o Mabu sempre recebeu personalidades notáveis, como artistas e políticos que passaram pela capital paranaense”, conta a matriarca da família Abujamra.

Uma das principais inovações do pioneiro Mabu Royal & Premium Hotel foram as suítes temáticas com referências árabe, havaiana, indiana e japonesa. Destaque também para alguns móveis do famoso designer Sérgio Rodrigues. A unidade é formada ainda por duas torres independentes, que disponibilizam diárias e serviços diferenciados. A torre Premium é alinhada ao segmento midscale e a Royal ao segmento upscale, podendo, dessa forma, atender a demanda de empresas tanto em níveis gerenciais quanto de diretoria.

A Rede Mabu ampliou seu leque e a partir de 1993 trouxe ao mercado o Mabu Parque Resort, localizado a 20 minutos do centro da capital paranaense. Trata-se de um hotel voltado para eventos e lazer, reunindo qualidade ao melhor custo-benefício. Quatro anos depois, em 1997, a empresa revolucionou o segmento de hotelaria, com o Mabu Thermas e Resort. Produto líder de mercado, o hotel inovou no Destino Iguaçu e trouxe sofisticação para a cidade das Cataratas.

No ano de 2011 passou a integrar a rede o Mabu Capivari Eco Resort, localizado em Campina Grande do Sul. O hotel, que passou a ser administrado pelo Mabu em agosto, está situado em meio a uma ampla área verde e oferece lazer, alta gastronomia e requinte entre a Serra do Mar, a represa do Capivari e a Mata Atlântica. O ano de 2012 foi marcado pelo início da administração do Mabu Refúgio Cheiro de Mato Eco Resort e Convention, situado em Mairiporã, a 30 minutos da capital paulista. O negócio agregou ao portfólio da rede mais um resort voltado ao segmento de convenções.

Resultados e perspectiva
O ano de 2012 foi de conquistas para a Rede Mabu Hotéis & Resorts. Em janeiro foi entregue a primeira fase do plano diretor do Mabu Thermas Resort, que resultou em um novo hotel (Mabu Tropical Resort) com 154 novos apartamentos. Além disso, novos restaurantes foram incorporados ao empreendimento. A segunda fase da ampliação - que terá início em 2013 - será responsável por trazer ao Mabu Thermas & Resort um novo Centro de Convenções e também um Centro Gastronômico Regional. O plano diretor contempla a ampliação da estrutura para uma área de, aproximadamente, 240 mil metros quadrados, transformando o local em um moderno complexo hoteleiro e imobiliário.

Outra grande conquista de 2012 foi a certificação do Mabu Thermas & Resort em sustentabilidade pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na norma NBR 15401, que avalia as áreas ambiental, econômica e sociocultural. A certificação conquistada comprova que o hotel está em conformidade com as questões ambientais, atuando para minimizar os impactos resultantes de sua atividade econômica. O empreendimento é o primeiro do resort do Brasil a ser certificado nesta norma.

De acordo com Estruquel, para os próximos anos -, outros projetos estão a caminho. “No ano de 2012 o faturamento aumentou em cerca de 41% em relação ao ano anterior. A expectativa para 2013 é de um crescimento além do alcançado no ano de 2012, principalmente devido ao forte crescimento nos segmentos de lazer, eventos e hospedagens corporativas. Quanto aos hóspedes do segmento corporativo, a expectativa é aumentar em 30% a ocupação”.

Como um dos principais diferenciais da Rede Mabu, que possibilitou o crescimento da empresa, Estruquel cita o fator humano, que considera ser a matéria prima do serviço de hospitalidade. “O atendimento da rede sempre foi valorizado pelos clientes, pois buscamos fazer com que eles se sintam acolhidos, como se estivessem em casa. Outro aspecto importante refere-se à área de alimentos e bebidas. Como exemplo de sucesso, temos a tradicional Feijoadissima do Mabu Royal & Premium, o almoço de domingo no Mabu Parque Resort com pratos típicos do Paraná, e também o requintado restaurante Dumont no Mabu Thermas & Resort, servindo uma gastronomia franco-italiana”, destaca o diretor executivo.

Investimentos no Paraná
Para a Rede Mabu, além da contribuição para o crescimento do turismo nacional, é importante manter os investimentos no próprio estado. “O turismo é uma das atividades econômicas que mais gera empregos. A responsabilidade da empresa com as comunidades onde os hotéis estão inseridos faz parte do nosso planejamento estratégico e sem dúvidas o crescimento dentro do Paraná, onde a marca é fortemente reconhecida, é um caminho natural”, diz Estruquel. Atualmente cerca de 600 colaboradores integram a Rede Mabu.

Um pouco sobre o Grupo Mabu
Além de atuar no ramo hoteleiro, o Grupo Mabu está presente nos seguintes setores: imobiliário, de energia e também de agronegócios. O setor hoteleiro, representado pela Rede Mabu Hotéis & Resorts, possui experiência de 40 anos no mercado, formada por cinco empreendimentos: Mabu Royal & Premium Hotel e Mabu Parque Resort, ambos em Curitiba, Mabu Capivari Eco Resort, em Campina Grande do Sul, Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu, e Mabu Refúgio Cheiro de Mato Eco Resort & Convention, localizado em Mairiporã/SP.  As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas diariamente pelo blog (blog.hoteismabu.com.br), pelo Twitter (twitter.com/hoteismabu) e pelo Facebook (www.facebook.com/hoteismabu).

Serviço
Mabu Thermas & Resort
Endereço: Rodovia das Cataratas, Km 3,2 – Foz do Iguaçu (PR)
Telefone: 45 3521 2000
Reservas: 0800 41 7040 / 4002 6040
Blog: blog.hoteismabu.com.br

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
É uma informação muito interessante sobre Mabu Hotéis & Resorts rede. Geralmente as pessoas não têm idéia sobre esse tipo de informação de profundidade, mas este artigo dar informações úteis.

Renaissance Curação Resort & Cassino