LITERATURA PROMOVE BRASIL NA ALEMANHA



Ação do Ministério da Cultura irá contar com apoio da Embratur

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O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, a secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, e o presidente da Embratur, Flávio Dino

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, recebeu a secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim. A Pauta do encontro foi a participação do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt de 2013, da qual o Brasil é o convidado de honra.

Um dos maiores encontros do ramo editorial do mundo, a Feira do Livro de Frankfurt acontece todo  ano no mês de outubro. Reúne especialistas do mundo editorial de mais de 120 países. É um fórum privilegiado para expansão de negócios e formação de rede de contatos. O país homenageado recebe a oportunidade de expor ao mundo o potencial editorial de seu mercado literário.


Jeanine Pires ressaltou que o evento tem importante relevância no mercado econômico, político e cultural da Europa. Ela afirmou ainda que a participação na feira é uma oportunidade de incrementar as parcerias, inclusive como ferramenta para despertar o interesse dos turistas alemães para conhecer o Brasil a partir dos elementos culturais do país.

O presidente Flávio Dino complementou dizendo que a Embratur tem todo interesse em fazer parte do esforço do governo brasileiro para participar do evento e ampliar assim, a divulgação do país como destino turístico na Alemanha, importante mercado emissivo de visitantes para o Brasil. “A cultura tem sido utilizada como ferramenta para elevar o país a um patamar diferenciado no mercado internacional. E as nossas estratégias de promoção turística estão cada vez mais embasadas nos diversos elementos culturais”.

Perfil do turista alemão

Nos últimos anos, a Alemanha vem se consolidando como um dos mais representativos mercados para o turismo internacional no Brasil e está entre os 18 países prioritários para atuação da Embratur em 2013. Em 2011, a Alemanha se classificou como o quarto maior emissor de turistas, quando 241.739 visitantes estrangeiros entraram em nosso país. Esse número superou em 15 mil o total registrado no ano anterior (2010).

O perfil do turista alemão indica que, pela primeira vez, as viagens a negócios (28%) superaram a motivação “lazer” (26,5%). O gasto médio nas viagens motivadas por eventos e negócios é de US$ 120 e a permanência, em média de 12 dias. Quando a visita ao Brasil é estimulada pelo lazer, o gasto médio é de US$ 66,85, porém a estadia é maior (média de 19 dias). Entre os destinos preferidos estão o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

No momento de retorno ao seu país, os turistas da Alemanha demonstraram alto grau de satisfação com o país. Em 2011, 83,3% deles afirmaram que suas expectativas foram superadas ou atendidas plenamente. Ao todo, 61% já havia visitado o país outras vezes e 94,2% manifestaram intenção de retornar.


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