LÍBANO, O PAÍS DA DIVERSIDADE






O Líbano é um pequeno tesouro no centro do Oriente Médio e oferece aos turistas um mosaico bem diversificado de atrações, como a linda costa lapidada pelos montes e alpes que margeiam o Mediterrâneo; os vales férteis do interior que surpreendem pela imensidão verde e a cosmopolita capital Beirute. Tudo isso em um território de cerca de 225km por 46km. Considerada uma terra antiga, o país aparece nas obras de Homero e no Velho Testamento.  Por conta de sua localização, suas cidades serviram de entrepostos comerciais e ligação de muitas civilizações, principalmente durante o Império Romano e Fenício.

O país é dividido em quatro regiões, que se diferenciam pela topografia e clima. De Oeste para Leste, ficam lado a lado: planície costeira, complexo do Monte Líbano, Vale do Beqaa e a faixa do Anti-Líbano. A planície costeira é emoldurada pelo Mar do Mediterâneo à oeste e pelo complexo do Monte Líbano ao leste. O clima ameno é quase constante, o que torna os verões quentes enquanto os invernos são frescos e chuvosos. A temperatura média durante o verão é de 30°C, o que encoraja muitos turistas a aproveitarem as belas praias e também visitar locais montanhosos com altitudes mais altas. Nas cidades costeiras de Saida (Sidon) e Byblos, os viajantes podem desfrutar da rara oportunidade de mergulhar entre ruínas fenícias submersas e caminhar na região de Chouf no Complexo do Monte Líbano.

 

A cadeia de montanhas do Monte Líbano inclui inúmeros rios que se misturam com a água de degelo, paredões íngremes que escondem grutas e clareiras secretas, como a Qornet Es-Saouda. No inverno, os picos mais altos ficam totalmente cobertos pela neve e vários resorts de esqui fazem sucesso dentre os turistas que visitam o país, um dos únicos do Oriente Médio onde pode-se esquiar. A temporada de inverno é de dezembro a abril.

O Vale do Beqaa, conhecido antigamente como a "cesta de pães" do Império Romano, é ainda A maior região agrícola do país. Localizada em um planalto, entre dois complexos de montanhas e o Rio Beqaa, a área é bem fértil e reconhecida pelas plantações de tomate, batata, trigo, azeitonas e uvas. Com grande destaque para as vinícolas, como a Ksara, Kefraya e Massaya. Alem da parte agrícola, o vale guarda as ruínas de Baalbeck, local original de culto e adoração do deus fenício do sol Baal. Um dos maiores templos romanos foi construído nesta cidade em homenagem a Júpiter, Baco e Vênus; e suas ruínas até hoje podem ser visitadas e admiradas. A faixa do Anti-Líbano é um trecho de montanhas áridas que sobem em direção ao leste do Vale do Beqaa e forma fronteira com a Síria.

Visitar o Líbano é reviver momentos históricos fascinantes e se entregar a energia vibrante e contemporânea da cultura libanesa. Vá aos locais sagrados, as ÀS ruínas majestosas, saboreie nossa gastronomia, explore paisagens incríveis, se deixe levar pelas influências que diversas civilizações lá deixaram e, principalmente, conheça o povo hospitaleiro e amigável que aqui te espera.

 
 

Comentários