Fragata da Marinha do Brasil, procedente do Líbano, atracará no Porto de Natal neste sábado de carnaval


         MARINHA DO BRASIL
         COMANDO DO 3º DISTRITO NAVAL
         
          
         


         A Fragata “Liberal”, da Marinha do Brasil, procedente do Líbano, atracará amanhã, sábado (9), às 9 horas, no Porto de Natal. A embarcação chega à cidade com a finalidade de reabastecimento.

        O Navio deixou o Rio de Janeiro no dia 10 de abril para integrar a Força Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), chegando à região em maio do ano passado.
        O Comandante da Fragata Liberal, Capitão de Fragata José Luiz Ferreira CANELA, comanda uma tripulação de 251 militares, sendo 209 do próprio navio, 19 Fuzileiros Navais, do Grupo de Reação contra Ameaças Assimétricas (GRAA); e 9 Mergulhadores de Combate (DstMeC), todos da MB.
        Atualmente a UNIFIL conta com a participação de 35 países, incluindo o Brasil, e mobiliza cerca de 12 mil militares e policiais, além de mil funcionários civis. A FTM é Comandada pelo Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, da Marinha do Brasil.
A UNIFIL, que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978, destina-se a contribuir com a segurança no território libanês impedindo, por exemplo, a entrada de armas ilegais nessa região. Outro ramo da missão, que opera na fronteira terrestre do Líbano com Israel e não conta ainda com participação brasileira, tem o objetivo de evitar confrontos armados entre israelenses e a milícia xiita Hezbollah. O revezamento de navios e militares engajados na força tarefa naval ocorre  a cada seis meses.
 A Fragata “Liberal” permanece em Natal até o dia 13 de fevereiro.

CARACTERÍSTICAS DO NAVIO
 
Deslocamento (toneladas): 3.355-padrão / 3.707-plena carga
Dimensões (metros): 129,2 x 13,5 x 5,5(sonar)
Velocidade (nós): 30
Raio de Ação (milhas): 5.300-a 17 nós / 4.200-a 19 nós / 1.300-a 28 nós
Tripulação: 217 homens
Armamento: Míssil antinavio MM-40 EXOCET; míssil antiaéreo ASPIDE; 1 canhão Vickers 4,5 polegadas (115 mm), com alcance de 22 Km; 2 canhões antiaéreo Bofors SAK 40mm/70; lançadores para torpedos Mk-46; e lançador de foguetes anti-submarino.
Helicóptero: 1 Westland AH-11A Super Lynx ou 1 UH-12/13 Esquilo.


Comentários