Capital de Tocantins quer intensificar a promoção da cidade no exterior por meio da promoção cultural de sua festa junina

PALMAS PARA O SÃO JOÃO


 
Flávio Dino, presidente da Embratur, recebe representantes do estado de Tocantins


O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, recebeu uma comitiva com representantes da cidade de Palmas (TO) para discutir a fomentação do turismo local. Entre as propostas trazidas pelo prefeito da capital de Tocantins, Carlos Amastha, está o projeto “Arraial da Capital – Palmas pro São João”, que tem como objetivo a consolidação da cultura local por meio da valorização das manifestações populares existentes no município. “Palmas é uma cidade em busca de uma identidade própria. Fundada há apenas 24 anos, já possui uma festa junina tradicional legítima e popular”, disse o prefeito.

A festa junina “Palmas pro São João” é um importante evento cultural em Palmas. Criada em 1993, o São João conta com a participação dos quadrilheiros (grupos organizados que dançam quadrilha), que incorporam a aproximação da sociedade e as manifestações culturais da região. A partir deste ano, a festa toma uma nova proporção, o intuito da capital de Palmas é inserir a festa junina no calendário nacional de eventos. “Acapital de Tocantins tem um grande potencial como destino turístico. Tem atrações variadas como o ecoturismo, turismo de aventura, além das raízes culturais da região”, explica Flávio Dino.

Destino Palmas


Com apenas 24 anos, a capital do estado de Tocantins é uma cidade de ruas largas e arborizadas totalmente planejada que busca promover às reservas ambientais e seus atrativos turísticos, como as praias fluviais, que proporcionam os esportes náuticos e a pesca esportiva; as preservadas cachoeiras da região de Taquaruçu; além da famosa e internacionalmente conhecida Feira do Bosque, com quitutes, artesanato e música.

Mas o destaque da cidade é a Praça dos Girassóis, o monumento urbano que fica situado em uma área de 10,8 km, sendo a segunda maior do mundo (ficando atrás apenas da Praça da Paz Celestial, na China), o espaço reúne os prédios dos três poderes e outros edifícios oficiais, e tem obras como homenagem à passagem de Coluna Prestes pela autoria de Oscar Niemeyer, além de fontes e jardins. “Palmas é a mais nova capital do Brasil e tende a crescer ainda mais. Sentimos a necessidade de unir todos os esforços para fazer do turismo um gerador de renda e empregos. Por isso, queremos o apoio da Embratur”, disse o Deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO).
 


Comentários