Em três dias, o jornalista da
Decanter Magazine conheceu vinícolas e provou 27 rótulos em degustações
temáticas organizadas pelo projeto Wines of Brasil
O vinho brasileiro iniciou o ano recebendo a visita de um dos mais
influentes críticos de vinhos do mundo, o inglês Steven Spurrier. O jornalista
deixou para trás o apelo das festas e das praias cariocas em pleno verão
brasileiro para vir à Serra Gaúcha, conhecer as vinícolas e
degustar na fonte exemplares da produção verde-amarela. “Estou muito animado
com os vinhos que eu provei e as pessoas que eu conheci”, disse Spurrier em
e-mail enviado ao Wines of Brasil, projeto realizado pelo Ibravin (Instituto
Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos), que organizou as visitas a pedido do crítico
inglês na Serra Gaúcha.
As avaliações feitas pelo colunista da Decanter Magazine têm um
importante peso no mercado de vinhos por ter sido o responsável pela condução,
em 1976, da histórica degustação de vinhos franceses e americanos conhecida
como Julgamento de Paris. Entre os dias 3 e 5 deste mês, Spurrier degustou 27
rótulos de 10 empresas que atuam no projeto Wines of Brasil. As vinícolas
Salton, Pizzato, Lidio Carraro, Miolo e Cave Geisse receberam o jornalista e
foram as anfitriãs das degustações que, a pedido do visitante, foram
organizadas pelo Wines of Brasil. Os rótulos foram distribuídos entre as seguintes
temáticas: Espumantes de Método Charmat – Brut e Moscatel, Vinhos Brancos e
Tintos da D.O. Vale dos Vinhedos, Vinhos da Serra do Sudeste e da Serra Gaúcha,
Vinhos da Campanha e Espumantes de Método Tradicional da Serra Gaúcha.
As impressões sobre os produtos degustados serão publicadas em uma
reportagem na Decanter, na edição que antecederá a London International Wine
Fair, realizada em maio deste ano. E, se depender das observações feitas por
ele à analista de promoção do projeto de exportação Wines of Brasil, Ana Paula
Kleinowski, os vinhos brasileiros marcaram um belo gol. “O Brasil é a novidade,
é a bola da vez” declarou, acrescentando que o Brasil possui uma imagem muito
positiva no Exterior e a exposição garantida com a Copa do Mundo e Olimpíadas
representa uma excelente oportunidade para o país ingressar definitivamente no
mercado internacional.
Em 2010, o jornalista teve contato com os rótulos brasileiros após
passar no estande do Wines of Brasil na feira de Londres. Na ocasião, ele
provou produtos de nove vinícolas e escreveu uma matéria bastante
positiva com suas impressões. Desta vez, voltou a elogiar os espumantes, assim
como o estilo dos vinhos nacionais. Ele comentou que os espumantes possuem um
ótimo custo/benefício, tanto os de método tradicional como os charmats,
apresentando alta qualidade assim como os vinhos tintos. Entre as variedades
destacadas constam os tintos Pinot Noir, Tempranillo, Merlot e Cabernet Franc
e, entre os brancos, o Chardonnay.
Spurrier também declarou que, em sua percepção, os produtos
brasileiros se diferenciam dos chilenos e argentinos por serem mais frescos e
frutados. Além disso, ele disse que não vê muita dificuldade para o consumidor
entender o vinho brasileiro, pois, em suas palavras, “o Brasil tem tudo o que
precisa para criar uma identificação com o consumidor: país, produto e
pessoas”.
Saiba
mais sobre Steven Spurrier e os vinhos brasileiros
“As vinícolas do sul do Brasil estão cheias de agradáveis surpresas”. A afirmação (no original, “Brazil’s southern vineyards are full of pleasant surprises”) é de Steven Spurrier, famoso crítico britânico, em sua coluna da edição de agosto de 2010 da revista Decanter, a mais prestigiada publicação de vinhos do mundo. O comentário positivo aos vinhos brasileiros veio após Steven Spurrier degustar os produtos de nove vinícolas (Aurora, Casa Valduga, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Miolo, Piagentini, Pizzato, Rio Sol e Salton) presentes na London International Wine Fair, realizada em junho de 2010, em Londres. As empresas participaram em um estande coletivo do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Segundo a gerente de Exportação do projeto Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, Spurrier parabenizou as vinícolas brasileiras pela “crescente evolução dos vinhos” e pelo perfil gastronômico apresentado. “São vinhos com a proposta de acompanhar comida”, atestou.
“As vinícolas do sul do Brasil estão cheias de agradáveis surpresas”. A afirmação (no original, “Brazil’s southern vineyards are full of pleasant surprises”) é de Steven Spurrier, famoso crítico britânico, em sua coluna da edição de agosto de 2010 da revista Decanter, a mais prestigiada publicação de vinhos do mundo. O comentário positivo aos vinhos brasileiros veio após Steven Spurrier degustar os produtos de nove vinícolas (Aurora, Casa Valduga, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Miolo, Piagentini, Pizzato, Rio Sol e Salton) presentes na London International Wine Fair, realizada em junho de 2010, em Londres. As empresas participaram em um estande coletivo do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Segundo a gerente de Exportação do projeto Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, Spurrier parabenizou as vinícolas brasileiras pela “crescente evolução dos vinhos” e pelo perfil gastronômico apresentado. “São vinhos com a proposta de acompanhar comida”, atestou.
Saiba
mais
- Confira a coluna de Steven Spurrier na edição de agosto da Decanter no link http://www.decanter.com/archive/article.php?id=299857.
Saiba quem é Steven Spurrier
Stephen Spurrier nasceu em 1941, em Londres, onde, em 1964, como estagiário, começou no comércio de vinhos. Em 1970, foi morar em Paris, tornando-se dono da Les Caves de la Madeleine, uma pequena loja de vinhos no centro da cidade que alcançou rapidamente o reconhecimento como um dos mais inovadores varejos da capital francesa. Em 1973, abriu a L’Academie du Vin Frances, uma escola privada de vinhos.
Mas sua fama internacional correu o mundo em 1976, quando conduziu o conhecido e histórico “Julgamento de Paris”, confrontando, em uma degustação às cegas, vinhos tintos e brancos californianos contra os melhores exemplares de Bordeaux e Borgonha. O resultado da degustação, que tinha nove juízes franceses, surpreendeu a todos: um Chardonnay e um Cabernet Sauvignon da Califórnia venceram os tradicionais rótulos franceses.
Em 1988, Spurrier vendeu suas empresas e retornou a Londres, onde tornou-se um consultor de vinho e jornalista. Entre seus clientes, estão a Delta Air Lines, Harrods e Hediard (Paris) e Singapura Airlines. Atualmente, é também consultor e editor da revista Decanter e presidente do Vinho Japão Challenge.
Nos últimos anos, Spurrier tem se dedicado a um novo desafio: plantou em uma propriedade de três hectares, em Dorset, na Inglaterra, cerca de 12.500 videiras, com as variedades da região de Champagne (Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier). As primeiras garrafas estarão disponíveis em 2015.
- Confira a coluna de Steven Spurrier na edição de agosto da Decanter no link http://www.decanter.com/archive/article.php?id=299857.
Saiba quem é Steven Spurrier
Stephen Spurrier nasceu em 1941, em Londres, onde, em 1964, como estagiário, começou no comércio de vinhos. Em 1970, foi morar em Paris, tornando-se dono da Les Caves de la Madeleine, uma pequena loja de vinhos no centro da cidade que alcançou rapidamente o reconhecimento como um dos mais inovadores varejos da capital francesa. Em 1973, abriu a L’Academie du Vin Frances, uma escola privada de vinhos.
Mas sua fama internacional correu o mundo em 1976, quando conduziu o conhecido e histórico “Julgamento de Paris”, confrontando, em uma degustação às cegas, vinhos tintos e brancos californianos contra os melhores exemplares de Bordeaux e Borgonha. O resultado da degustação, que tinha nove juízes franceses, surpreendeu a todos: um Chardonnay e um Cabernet Sauvignon da Califórnia venceram os tradicionais rótulos franceses.
Em 1988, Spurrier vendeu suas empresas e retornou a Londres, onde tornou-se um consultor de vinho e jornalista. Entre seus clientes, estão a Delta Air Lines, Harrods e Hediard (Paris) e Singapura Airlines. Atualmente, é também consultor e editor da revista Decanter e presidente do Vinho Japão Challenge.
Nos últimos anos, Spurrier tem se dedicado a um novo desafio: plantou em uma propriedade de três hectares, em Dorset, na Inglaterra, cerca de 12.500 videiras, com as variedades da região de Champagne (Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier). As primeiras garrafas estarão disponíveis em 2015.
Fotos: Ana Paula Kleinowski,
divulgação Ibravin.
Comentários