Os atrativos da Cidade dos
Reis Magos e da futura Marina de Natal despertaram o interesse de mais investidores
internacionais. Desta feita são os franceses dos grupos Mecc Solutions e da New
Co Marine, que visitarão o Porto de Natal e a área da Marina, acompanhados do
secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril.
Afora o grupo francês, há um grupo espanhol e dois grupos nacionais interessados
em investir no complexo náutico. A licitação será de caráter internacional.
Conforme o secretário Fernando Bezerril, a Marina molhada
terá uma área de 25 hectares e ficará localizada a 50 metros da Ponte Newton
Navarro e a 500 metros da Fortaleza dos Reis Magos. Concluída a Marina, a mesma
terá capacidade de receber até 450 embarcações de porte grande, médio e pequeno.
Atualmente, o calado do Porto de Natal é de 12,5 metros.
O
complexo náutico (marina seca) contará com área aberta ao público para
atividades de lazer e entretenimento, além de lojas, restaurantes, Memorial
Náutico e escola de vela para a formação de jovens carentes. Proporcionará, ainda,
a elaboração e captação de eventos e provas de navegação. O gestor informou que
a Marina seca ficará na antiga área do Círculo Militar.
Vantagens
A construção do Memorial Náutico vai contribuir
para a valorização histórica da nossa região e do mundo das navegações do qual
conste exemplares da cartografia histórica e obras de arte concernentes à
Marinha. Esta será uma das vantagens da Marina de Natal. Constam, também, do
projeto a implantação e manutenção por 15 anos de um bosque e de Jardim
Botânico, a criação e implementação da Escola de Vela Fortaleza dos Reis Magos,
com abertura de pelo menos 10% (dez por cento) das vagas destinadas à população
carente; promoção de cursos de capacitação profissional para serem absorvidos
nos trabalhos desenvolvidos na Marina, com forte ênfase à inclusão social de
jovens, retirando-os das ruas e da marginalização; e a urbanização, manutenção
da área e segurança da área da Marina, bem como do seu entorno.
A execução do projeto da Marina de Natal está
na dependência da regulamentação da Zona de Proteção Ambiental (ZPA-07). Ainda
segundo Fernando Bezerril, todos os pareceres técnicos dos órgãos públicos
envolvidos na questão foram favoráveis. A construção da Marina tem previsão de
dois anos.
Abertura
para o mundo
O segmento do mercado náutico é um dos que mais geram
empregos no mundo. A localização geográfica de Natal para o Brasil e
para as Américas é a porta de entrada para quem vem da Europa, permitindo partir
em várias direções e sendo útil como ponto de parada para os navegadores de
recreio em suas viagens transatlânticas e continentais.
A construção da Marina é um ponto
fundamental para a afirmação do nosso estado como um destino de “turismo oceânico”
de referência. Um dos principais pontos da atividade das marinas está
relacionado com o combate à tradicional sazonalidade da atividade turística. Tal
como o golfe, as marinas têm uma importante atividade durante toda a baixa
estação, tornando-se essencial para a viabilização de inúmeras atividades
econômicas e turísticas.
Outro fator relevante é o fato desta
atividade atrair para o nosso país turistas provenientes de países que
normalmente não optam pelo produto turístico tradicional (sol e praia). Algumas
marinas registram entradas anuais de cerca de 30 nacionalidades diferentes.
Países como a Argentina, Japão, França e Itália surgem nas nossas marinas e
permitem diversificar a nossa oferta turística minimizando os riscos de uma
elevada dependência de um só mercado.
As atividades complementares à Marina ou
porto de recreio são relacionadas à aluguel e venda de embarcações, passeios
turísticos, pesca desportiva e turística, limpeza e manutenção de embarcações,
estaleiros navais, incremento na ocupação da hotelaria e outras atividades
comerciais, como bares, restaurantes, passeios, aluguéis de carro, atividade
imobiliária, clubes náuticos, postos médicos, construção civil, comércio de
equipamento náutico, piscinas e outras áreas de lazer.
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