Iniciativas do Banco do Nordeste estão entre as mais inovadoras da gestão pública federal


 Duas ações do Banco do Nordeste estão entre as 20 iniciativas mais inovadoras na gestão pública federal, de acordo com a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Trata-se dos Espaços Nordeste, pontos de atendimento que oferecem serviços financeiros e atividades socioculturais em um mesmo ambiente; e da Universidade Corporativa, que concebeu uma nova filosofia de atuação e parâmetros para uma prática educacional, com base em um modelo estratégico de gestão por competências.

Ambas as iniciativas foram avaliadas por especialistas e classificadas entre as 20 finalistas da 17ª edição do Concurso Inovação na Gestão Pública, que teve 74 inscrições válidas.

Promovido pela Enap há 16 anos, o concurso representa um estímulo à disseminação de soluções inovadoras em organizações do Governo Federal. “Estimular a geração de iniciativas inovadoras de gestão nos órgãos públicos contribui para que o Estado brasileiro aumente a qualidade do atendimento e melhore a eficácia e eficiência dos serviços ofertados aos cidadãos”, afirma o presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel.

Espaço Nordeste

O Espaço Nordeste, coordenado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC), promove a integração de três vertentes (a negocial, cultural e social) reunidas num mesmo espaço físico, onde são oferecidos à comunidade local atendimento bancário especializado aos microempreendedores urbanos e rurais, inclusão digital, espaço de incentivo à leitura, cursos de formação em apreciação de arte, espetáculos musicais e de artes cênicas, exibição de filmes, apresentações de tradições culturais, eventos literários, exposições de artes visuais, oficinas de arte, apoio à formação educacional de nível superior e capacitação em empreendedorismo.

O desenvolvimento e a atuação dos Espaços Nordeste têm seu caráter inovador pela metodologia aplicada, que atua sob os princípios da Educação Biocêntrica, e que valoriza a construção coletiva, a inteligência afetiva, a potencialização de talentos, o envolvimento da comunidade, a avaliação processual, a integração das pessoas, a cooperação e a identidade pessoal e local.

Atualmente, o Banco do Nordeste conta com 24 Espaços Nordeste, em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde há potencial para geração de negócios, forte capacidade de desenvolvimento de iniciativas culturais e oportunidades amplas de atuação no campo social. Dentre eles, estão Gurinhém (PB), Barra de Santa Rosa (PB), São Francisco (MG), Ecoporanga (ES), Rio Pardo de Minas (MG), Serro (MG), Carolina (MA), Princesa Isabel (PB), Pinheiros (ES), Euclides da Cunha (BA), Joaíma (MG), Brejo da Madre de Deus (PE) e Pacoti (CE). Até o final de 2012, a expectativa é de que sejam 30 Espaços Nordeste em toda a área de atuação do BNB.

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) também foi agraciado com o Prêmio Finep de inovação 2012, no qual foi classificado entre os quinze finalistas da Região Nordeste. Ele também esteve entre os cinco finalistas do Prêmio Sodexo Vida Profissional, na categoria sustentabilidade.

Universidade Corporativa

A Universidade Corporativa do Banco do Nordeste é o resultado do projeto realizado em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), que concebeu uma nova filosofia de atuação e parâmetros para uma prática educacional, com base em um modelo estratégico de gestão por competências.

Ela tornou-se uma ferramenta crucial para as estratégias da Organização, visando aumentar e consolidar a excelência de atuação do Banco do Nordeste, de forma ágil, contínua, efetiva e proativa, proporcionando condições aos empregados desenvolverem ou reforçarem as competências humanas desejadas, sempre baseadas nos princípios, valores e estratégias organizacionais.

Para alinhar as estratégias organizacionais ao desempenho de cada empregado, o modelo da Universidade Corporativa está estruturado em escolas de formação com o objetivo de prover soluções de aprendizagem nas diversas áreas, buscando agrupar temas que possuem uma forte relação entre si. Vale ressaltar que a Universidade Corporativa do Banco do Nordeste tem sido referência para diversas instituições nacionais.

Na edição anterior do Concurso Inovação na Gestão Pública, o Programa de Microcrédito Rural do BNB, Agroamigo, foi premiado entre as 10 soluções inovadoras escolhidas pelo ENAP.


Comentários