Vinícolas brasileiras definem estratégia para ingressar no mercado cubano




Depois de integrar missão oficial do governo gaúcho, setor estabelece foco em hotéis, restaurantes e lojas de vinhos do país caribenho

O grupo de empresários e dirigentes do setor vitivinícola gaúcho que participou da missão do Governo do Estado a Cuba já possui uma estratégia para ingressar no mercado consumidor do país caribenho: investir na divulgação sistemática dos vinhos brasileiros e suco de uva 100%. De acordo com o coordenador do programa Suco de Uva 100% do Brasil, Edgar Sinigaglia Jr., este plano foi traçado após a constatação de que há um potencial real de expansão do público consumidor cubano. “O crescimento do turismo do público canadense e europeu, tradicionais consumidores de vinho, e a ausência de suco de uva nas prateleiras dos mercados locais, despertaram o interesse das vinícolas gaúchas, que após conhecer Cuba, já sabem que melhor canal para a venda de seus produtos são os hotéis, restaurantes e lojas de vinhos”, revela.

Para ter acesso a esses canais será necessário trabalhar paralelamente junto a importadoras e aos pontos de venda a que serão destinados os produtos. “Vamos atuar para que os clientes finais incluam nossos produtos em seus portifólios e, assim, enviem seus pedidos às importadoras cubanas, com as quais serão negociados preços, condições de entrega e outros aspectos comerciais”, esclarece. Para alcançar essa meta, foi observado que é necessária a organização de uma série de degustações técnicas específicas para compradores de hotéis, restaurantes e lojas especializadas, gerando, dessa forma, o interesse pelos produtos e uma demanda de compra.

Em 2013 será possível colocar esse plano em prática. Os empresários do setor vitivinícola do Estado foram convidados a participar do Havana Gourmet, um evento com foco na gastronomia realizado anualmente em Cuba. “Projetamos estar presentes nessa exposição, pois fomos convidados a levar os produtos brasileiros, sem custo de participação. Uma cortesia de um país que deseja conhecer nosso know-how na elaboração de vinhos e sucos e estabelecer uma grande parceira comercial”, observa Sinigaglia Jr.

Também participaram da missão gaúcha oficial a Cuba o diretor-executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro, Rosana Pasini (da Cooperativa Vinícola Aurora) e Miguel Carraro Neto (Cooperativa Vinícola Garibaldi).

Crédito das fotos: Divulgação / Ibravin

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