SETUR DIVULGA AÇÕES DO PROGRAMA APROVADAS PELO BID









Em homenagem à Baía de Todos-os-Santos (BTS), que completa 511 anos de descobrimento pelo navegante Américo Vespúcio, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) divulgou as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional)-Bahia, já aprovadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que vão beneficiar a zona turística BTS. Além da apresentação, realizada pelo secretário Domingos Leonelli, no SAT do Pelourinho, nesta manhã , foi lançado também o livro Glossário Náutico da Baía de Todos-os-Santos.

O pacote de ações prevê, entre outras intervenções, a requalificação do entorno da Rua Chile, em Salvador, do Museu Wanderley de Pinho, em Candeias, da Urbanização da Orla de São Félix e a construção do Centro de Documentação e Memória de Cachoeira. O programa conta com investimentos de US$ 84,7 milhões, aproximadamente R$ 170 milhões, e tem como objetivo principal o desenvolvimento dos segmentos náutico e cultural, na zona turística Baía de Todos-os-Santos. Num foco mais específico, o programa visa também aumentar o fluxo turístico na região, ampliar o período de permanência dos visitantes e promover a geração de trabalho e renda para a população local.

Estão previstos ainda investimentos em infraestrutura turística, qualificação profissional e capacitação empresarial, inclusão produtiva, criação de novos produtos e roteiros turísticos, fortalecimento da gestão municipal, ações de marketing e promoção, além de intervenções para a melhoria da qualidade ambiental da BTS.

O Prodetur Nacional – Bahia vai beneficiar 18 municípios da BTS: Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Salinas da Margarida, São Félix, Cachoeira, Santo Amaro, Muritiba, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho, Maragojipe, Jaguaripe, Aratuípe, Nazaré e Muniz Ferreira.

“Vale destacar que as ações do Prodetur Nacional - Bahia são transversais. Assim, ao projeto de implantação ou recuperação de infraestrutura náutica ou cultural, inserem-se ações de capacitação profissional/empresarial das populações locais; de fomento à criação de Arranjos Produtivos Locais; de captação de investimentos privados mais integrados às economias locais; de inovação, por meio da formatação de novos produtos, segmentos, serviços e roteiros; de gestão ambiental; e de promoção e divulgação do destino turístico”, ressaltou o secretário Domingos Leonelli, acrescentando que todas as ações partem do conceito de sustentabilidade e envolvem a participação das comunidades e entidades representativas dos movimentos sociais e do trade turístico, através do sistema de governança previsto na implantação do Distrito Cultural e Turístico da BTS.


Fortalecimento econômico e ambiental da região - A produção associada ao turismo também é prioridade dentro do Prodetur Nacional-Bahia. Serão realizadas ações de qualificação e inclusão produtiva tanto para os profissionais e empresários que atuam em serviços turísticos quanto para os fornecedores de insumo para hotéis, bares e restaurantes. Paralelamente, será implementado um projeto próprio de estímulo à formalização de pequenos empreendedores locais.

Ações de preservação ambiental também integram o Programa. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano (Conder) será implantado um plano de gestão integrada dos resíduos sólidos, além da adoção de indicadores ambientais que viabilizarão o monitoramento das condições ambientais da BTS.

Depois de vários estudos e da realização de três Missões do Banco, a proposta técnica da Bahia para o Prodetur Nacional foi aprovada pela diretoria do BID, em 19 de julho último. A minuta do Contrato de Empréstimo foi enviada pelo Banco para a Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN), órgão do Ministério do Planejamento, que já analisou e remeteu o processo para parecer da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Fazenda. “O processo agora está em tramitação na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e será submetido ao Senado, em novembro, para a obtenção de autorização da Operação de Crédito. A expectativa é de que o contrato seja assinado em dezembro deste ano, e o programa tenha início em janeiro de 2013”, adiantou a superintendente de Investimentos em Polos Turísticos da Setur, Clarissa Amaral.




Comentários