CARRO É O MEIO DE TRANSPORTE PREFERIDO DOS BRASILEIROS PARA VIAGEM DE FÉRIAS



Pesquisa do MercadoLivre Classificados revela que os destinos nacionais continuam na preferência dos brasileiros e que a internet é a ferramenta mais utilizada para planejar a viagem

 Verão e praia continuam a combinação perfeita para a viagem de férias. A ideia de visitar o litoral agrada a maioria dos brasileiros e o carro é o grande eleito da temporada para transportar a família inteira nas férias, segundo a pesquisa MercadoLivre Classificados e OH! Panel. O estudo mostra que 56% dos brasileiros utilizarão o carro como principal meio de transporte. Este comportamento foi verificado também na maioria dos demais países da América Latina onde a pesquisa foi realizada, abrangendo internautas no Brasil, Chile, Colômbia, México, Venezuela e Uruguai.

Dentre os entrevistados brasileiros, 76% aproveitarão as férias no verão, durante os meses de dezembro deste ano e janeiro de 2013. Ainda segundo a pesquisa, a internet continua como a principal ferramenta para organizar as viagens. 78% dos brasileiros utilizam esse recurso para organizar as férias, sendo que a usam para buscar informações sobre destinos de interesse (52%), comparar preços (54,5%) programar atividades e lugares para visitar (47,8%), reservar passagens e hospedagem (42,5%), consultar disponibilidade e tarifas de hotéis (37,8%) e consultar disponibilidade e tarifas de imóveis de aluguel de temporada (30%) – os respondentes puderam eleger mais de uma resposta nesta questão.

No quesito hospedagem, 40% dos entrevistados no Brasil estão dispostos a desembolsar entre R$100 e R$150 por diária. 22% preferem destinar a verba para hotéis. Porém, os aluguéis de temporada também estão se popularizando. Cerca de 14,4% adotam essa opção, utilizando a internet para fazer suas buscas e contatos com os responsáveis pelos imóveis.

Turismo de fim de semana

Aproveitar o fim de semana para fazer turismo é uma tendência entre os entrevistados da pesquisa. 62% dos brasileiros viajam em fins de semana durante o ano. 61% dos entrevistados já aproveitaram esse período para uma viagem curta nos últimos meses. Apenas 44% costumam optar por viagens em feriados prolongados.

Segundo Caio Ribeiro, Gerente Sênior de Classificados e Novos Negócios do MercadoLivre, o turismo de fim de semana tem alavancado as buscas por imóveis de temporada na plataforma de classificados na categoria de imóveis. “17% das buscas são direcionadas a imóveis para temporada. De janeiro a outubro desse ano, foi registrado um aumento de 236% nas buscas por imóveis com esse perfil, se comparado ao mesmo período do ano passado”, explica Ribeiro. 


Perfil do internauta brasileiro para turismo:

Ø 76% pretendem tirar férias nos meses de dezembro/2012 e janeiro/2013;
Ø  37% tiram em média duas semanas de férias;
Ø  62% preferem férias no Verão;
Ø  87% optaram por destinos nacionais para as férias;
Ø  62% escolhem praias como destino;
Ø  56% elegeram o automóvel como o veículo ideal para ir até o destino;
Ø  23% devem se hospedar em hotéis;
Ø 40% esperam desembolsar entre US$51 e US$100 por dia em hospedagem durante as férias;
Ø 14% optam por aluguéis de imóveis para temporada;
Ø 57% dos que buscam alugar imóveis de temporada devem utilizar a internet para esta finalidade;
Ø 78% utilizam a internet para programar as férias;
Ø 52% utilizam a internet para buscar informações sobre os destinos turísticos para as férias;
Ø 20% já utilizaram a internet para alugar um imóvel para temporada;
Ø 90% desses afirmam ter tido uma experiência positiva ao alugar imóvel de temporada pela internet;
Ø  61% já realizaram turismo de fim de semana em 2012;
Ø  62% preferem o fim de semana para viagem de turismo.

Comentários