Brasília: tudo pronto para o feriado!



Capital federal prepara roteiros com muita história e cultura para turistas aproveitarem o feriado desta quinta-feira (15)


 No dia 15 de novembro de 1889 o Brasil avançava rumo à consolidação da democracia. Nesta data, foi assinado um manifesto proclamando a República no país. Um evento histórico, que marca o dia como feriado nacional.

Para quem puder arrumar as malas e aproveitar a folga, a capital federal é uma boa opção. Brasília guarda acervos históricos e passeios maravilhosos, além de programações culturais para os mais variados gostos.

O tour pode começar pela Catedral Metropolitana, o primeiro monumento a ser construído na cidade. Ela enche os olhos dos visitantes com seus vitrais coloridos e esculturas de bronze de três metros de altura. Depois, vale a visita ao Palácio do Itamaraty, que possui em seu interior painéis de artistas como Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Maria Martins, entre outros – além do belo paisagismo externo.

O Memorial JK e o Catetinho também são paradas obrigatórias: os museus contam um pouco mais sobre a história de Juscelino Kubitschek e da própria política de Brasília e do Brasil. No Memorial, há uma biblioteca com mais de três mil volumes, uma sala de pesquisas, exposições de fotos e a câmara mortuária do ex-presidente. Na área externa fica uma estátua de Juscelino, em bronze, que mede quatro metros e meio. Na primeira residência oficial do presidente, é possível visitar alguns cômodos com mobílias originais.

O passeio pela história continua no Museu da Caixa Econômica Federal. Lá, estão guardados documentos interessantes da economia brasileira, desde a época do Império, com mais de dez mil peças que registram a o desenvolvimento da própria instituição desde o século passado.

Após as “aulas” nestes pontos turísticos, que tal aproveitar algumas das maiores qualidades da capital, a área verde e o ar fresco? Conhecida com umas das cidades mais apaixonadas por corridas e pedaladas, o Parque da Cidade e as ruas do “Eixão” são um convite para os moradores e turistas que gostam de praticar atividades físicas. O “Pontão”, um trecho da orla sul do Lago Paranoá, é a pedida ideal para apreciar o pôr do sol depois dos exercícios.

Programação

Teatro

Diversão e cultura se encontram no 11º Festival Internacional de Bonecos de Brasília, no Teatro Nacional. O festival vai até o dia 28 de novembro, com manifestações diversas da cultura popular brasileira e do mundo. Todos os espetáculos contam com acesso gratuito e censura livre. Confira aqui a programação completa. Já o Centro Cultural Brasília será palco do espetáculo de comédia ‘Brasília, um plano sem piloto’, a partir de quinta (15), até o dia 25 de novembro.

Exposições

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta ‘Corpos Presentes – Still Bein’, do inglês Antony Gormley. O Museu Nacional dos Correios apresenta até o dia 27 deste mês a mostra ‘1922 – a Semana Sísmica – Correspondências Modernas’, uma panorâmica com obras de artistas que participaram da legendária Semana de Arte Moderna, em 1922. Na Galeria Acervo da Caixa Cultural, estará aberta a exposição ‘O Olhar que Ouve’, do cantor, compositor, percursionista e também pintor Carlinhos Brown.

Música

No Clube do Choro, o compositor e pianista mineiro Antônio Carlos Bigonha apresenta seu disco ‘Urubupeb’. Na Caixa Cultural Brasília, a série musical ‘Isso é Jazz?’ apresentará os shows ‘Aquarela Carioca’, e ‘André Mehmari’, na quarta e quinta-feira, respectivamente.



Comentários