13 empreendedores lançam ‘Tour de Compras’ em Bento




Novidade foi apresentada ontem com a promessa de encantar turistas que buscam a experiência de comprar num roteiro totalmente urbano

Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho, acaba de ganhar uma nova atração turística. É o Tour de Compras, lançado ontem à noite por um grupo de 13 empreendedores, que ao perceberem a demanda existente se uniram, planejaram e depois de quatro meses de trabalho, lançam uma ideia inovadora que vem complementar o enoturismo, pioneiro na cidade, com uma proposta que oferece uma experiência urbana diferenciada. O evento reuniu autoridades, lideranças, representantes de operadoras de turismo, guias de turismo e imprensa em coquetel realizado no Hotel Dall’Onder Vittoria, a partir das 19h30min.

A iniciativa, que já nasce com o apoio de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), o Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC-BG), o Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) e o Bento Convention Bureau, promete encantar os visitantes – hoje cerca de 800 mil por ano -, ampliando o tempo de permanência deles na cidade. Atraído pelo vinho, o visitante muitas vezes preenche toda sua estada com passeios pelas rotas do interior, não conhecendo a estrutura do varejo local. “Quando o comércio se une de forma organizada o resultado é sempre positivo. O Tour de Compras é uma atividade que merece todo nosso apoio”, frisou o vice-presidente da CDL, Marcos Carbone, que também preside a CDL Jovem do Rio Grande do Sul.

Para a coordenadora do comitê do Tour de Compras, Aidana Czarnecki, este é o começo de algo que vem sendo planejado desde o dia 07 de julho. “Desde o início, nosso objetivo sempre foi o de criar um roteiro com características urbanas, voltado, especialmente, a um público que busca a experiência de comprar”, disse. Ela explicou que o trabalho iniciou com a criação do comitê que deu continuidade às reuniões com uma metodologia de trabalho própria. Depois de definir a identidade do projeto, partiu-se para a captação de patrocinadores e apoiadores, passando pelo treinamento das equipes e culminando com o lançamento.

Para trabalhar em conjunto, o grupo criou um Manual de Conduta que pontua e organiza a participação de cada loja quanto a direitos e deveres, comissionamentos aos guias e agentes de turismo, fundo de divulgação, apoios e patrocínios, novas adesões, promoções e eventos. O objetivo é fazer com que todos tenham uma forma única de atuação no projeto.

O Tour de Compras engloba as ruas Erny Hugo Dreher, Carlos Flores, Xingú e Avenida Planalto. O visitante pode conhecer o roteiro a pé, guiado por um livreto que vem acompanhado por um mapa, além das opções em compras e experiências proporcionadas pelas empresas. Cada loja participante estrá sinalizada com o adesivo do projeto.

O livreto estará à disposição nos Centros de Atendimento aos Turistas, nos meios de hospedagem da cidade e região e nos demais roteiros turísticos. O passeio de compras oferece um mix com opções em lojas de malhas, sapatos, bolsas, assessórios, artesanato, cosméticos, marcas exclusivas de moda feminina e masculina, além dos cafés. Porém, o conceito vai além do que apenas um tour de compras. Em cada ponto de venda o turista poderá vivenciar experiências diferenciadas, que vão desde o atendimento personalizado até mesmo atrativos dentro da estrutura do estabelecimento.

São patrocinadores do projeto o Bento Convention Bureau, CDL/BG, Estação Bangalô, Giordani Turismo, Laghetto Viverone Hotel, Loja Criare, Projetarium, Rede Dall’Onder de Hotéis, SEC/BG, SHRBS, Sindilojas e Vinícola Aurora. Apoiadores: Exclusiva e Subway. A identidade visual e conceitual do projeto é do publicitário Diego Dalla Corte.

EMPRESAS PARTICIPANTES
1. Andreaz Tricot
2. Café Viverone
3. Charm
4. Colenela
5. Couros do Valleh
6. Di Luchese
7. Dolce Gusto
8. Horos Acessórios
9. La Maison Stefani
10. Linda Flores
11. Porta Azul
12. Sole & Luna Presentes e Artesanatos
13. Sole & Luna Malhas

Fotos: Siara Salvagni / Conceitocom

Comentários