Novidade
foi apresentada ontem com a promessa de encantar turistas que buscam a
experiência de comprar num roteiro totalmente urbano
Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho,
acaba de ganhar uma nova atração turística. É o Tour de Compras, lançado ontem
à noite por um grupo de 13 empreendedores, que ao perceberem a demanda
existente se uniram, planejaram e depois de quatro meses de trabalho, lançam
uma ideia inovadora que vem complementar o enoturismo, pioneiro na cidade, com
uma proposta que oferece uma experiência urbana diferenciada. O evento reuniu
autoridades, lideranças, representantes de operadoras de turismo, guias de
turismo e imprensa em coquetel realizado no Hotel Dall’Onder Vittoria, a partir
das 19h30min.
A iniciativa, que já nasce com o apoio de entidades
como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista
(Sindilojas), o Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC-BG), o Sindicato de
Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) e o Bento Convention Bureau,
promete encantar os visitantes – hoje cerca de 800 mil por ano -, ampliando o
tempo de permanência deles na cidade. Atraído pelo vinho, o visitante muitas
vezes preenche toda sua estada com passeios pelas rotas do interior, não
conhecendo a estrutura do varejo local. “Quando o comércio se une de forma
organizada o resultado é sempre positivo. O Tour de Compras é uma atividade que
merece todo nosso apoio”, frisou o vice-presidente da CDL, Marcos Carbone, que
também preside a CDL Jovem do Rio Grande do Sul.
Para a coordenadora do comitê do Tour de Compras,
Aidana Czarnecki, este é o começo de algo que vem sendo planejado desde o dia
07 de julho. “Desde o início, nosso objetivo sempre foi o de criar um roteiro
com características urbanas, voltado, especialmente, a um público que busca a
experiência de comprar”, disse. Ela explicou que o trabalho iniciou com a
criação do comitê que deu continuidade às reuniões com uma metodologia de
trabalho própria. Depois de definir a identidade do projeto, partiu-se para a
captação de patrocinadores e apoiadores, passando pelo treinamento das equipes
e culminando com o lançamento.
Para trabalhar em conjunto, o grupo criou um Manual
de Conduta que pontua e organiza a participação de cada loja quanto a direitos
e deveres, comissionamentos aos guias e agentes de turismo, fundo de
divulgação, apoios e patrocínios, novas adesões, promoções e eventos. O
objetivo é fazer com que todos tenham uma forma única de atuação no projeto.
O Tour de Compras engloba as ruas Erny Hugo Dreher,
Carlos Flores, Xingú e Avenida Planalto. O visitante pode conhecer o roteiro a
pé, guiado por um livreto que vem acompanhado por um mapa, além das opções em
compras e experiências proporcionadas pelas empresas. Cada loja participante
estrá sinalizada com o adesivo do projeto.
O livreto estará à disposição nos Centros de
Atendimento aos Turistas, nos meios de hospedagem da cidade e região e nos
demais roteiros turísticos. O passeio de compras oferece um mix com opções em
lojas de malhas, sapatos, bolsas, assessórios,
artesanato, cosméticos, marcas exclusivas de moda feminina e masculina,
além dos cafés. Porém, o conceito vai além do que apenas um tour de compras. Em
cada ponto de venda o turista poderá vivenciar experiências diferenciadas, que
vão desde o atendimento personalizado até mesmo atrativos dentro da estrutura
do estabelecimento.
São patrocinadores do projeto o Bento Convention
Bureau, CDL/BG, Estação Bangalô, Giordani Turismo, Laghetto Viverone Hotel,
Loja Criare, Projetarium, Rede Dall’Onder de Hotéis, SEC/BG, SHRBS, Sindilojas
e Vinícola Aurora. Apoiadores: Exclusiva e Subway. A identidade visual e
conceitual do projeto é do publicitário Diego Dalla Corte.
EMPRESAS PARTICIPANTES
1. Andreaz Tricot
2. Café Viverone
3. Charm
4. Colenela
5. Couros do Valleh
6. Di Luchese
7. Dolce Gusto
8. Horos Acessórios
9. La Maison Stefani
10. Linda Flores
11. Porta Azul
12. Sole & Luna Presentes e Artesanatos
13. Sole & Luna Malhas
Fotos: Siara Salvagni / Conceitocom
Comentários