Um negócio da China para as MPEs gaúchas




Apoiadas pelo Sebrae/RS, 20 micro e pequenas empresas do Estado estão presentes a Canton Fair 2012


 Micro e pequenas empresas gaúchas estão tendo a chance de observar de perto a realidade de um concorrente bem famoso entre os empreendedores brasileiros: os chineses. Vinte MPEs do Estado estão presentes a Canton Fair, em Guangzhou, na China, integrando a missão organizada pelo Sebrae/RS. Elas foram selecionadas por meio de Chamada Pública voltada para os pequenos negócios interessados em participar de missões empresariais a feiras internacionais ao longo de 2012. Integrante da missão, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/RS, Marcelo Ribas, ressalta que “a presença no evento possibilita a aproximação das MPEs com as tendências do mercado internacional, assim como abre a oportunidade da formação de parcerias para complementação de produtos e serviços”. 

Dezenove das 20 empresas gaúchas apoiadas pelo Sebrae/RS estão realizando visita técnica durante a primeira fase da feira, que ocorre entre 15 e 19 de outubro. Nesses cinco dias, a Canton conta com expositores de diversos segmentos, como eletrônicos e eletroeletrônicos; computadores; iluminação; refrigeração e aquecimento; materiais de construção; produtos químicos; máquinas e equipamentos; autopeças e decoração. Uma MPE, a Colméia Containers, de Esteio, participa como expositora, no estande da Apex Brasil.

Para Marcelo Ribas, “as empresas brasileiras não estão restritas a vender seus produtos e serviços apenas para o mercado chinês, mas, também, para os 200 países que visitam a feira. As micro e pequenas empresas respondem de forma rápida às necessidades de inovação, devido a sua flexibilidade e adaptação a produtos e serviços com agregação de valor. É por meio de diferenciais competitivos que os pequenos negócios podem se manter competitivos em vários setores”.

Clarice Mosele, gestora de Projetos da Apex Brasil explica que a participação na Canto Fair “reforça a imagem do  Brasil, na medida em que o nosso estande, em 2011, recebeu um ótimo volume de visitas de empresas oriundas da África e da Ásia”.  

Julio Delfino, diretor comercial da Colméia Containers, uma das empresas apoiadas pelo Sebrae/RS, ressalta que “a nossa participação na feira como expositor é muito importante, pois ganhamos uma grande vitrine para o mercado internacional”. Segundo
Delfino, “a  diferenciação e agregação de valor nos produtos torna as empresas brasileiras mais competitivas no cenário mundial a cada dia que passa”.

A Canton Fair 

Realizada desde 1957, a Canton Fair ocorre duas vezes por ano – uma entre abril e maio e outra em outubro. Sua última edição atraiu cerca de 25 mil expositores chineses e compradores vindos de mais de 200 países, além de 150 mil visitantes.

A Feira é dividida em três fases e conta com três pavilhões em uma área total de um milhão e 160 mil metros quadrados. Na edição de 2012, a 112ª, o volume de negócios esperado é da ordem de 37 bilhões de dólares. 

Comentários