QUASE 80% DOS NATALENSES VÃO COMPRAR PRESENTES PARA O DIA DAS CRIANÇAS DIZ IPDC/FECOMÉRCIO



O apelo de filhos, netos, sobrinhos, afilhados e dos pequenos em geral continua forte. De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, através do seu IPDC, quase 80% dos natalenses (exatos 79,3%) afirmam que vão comprar presentes para a meninada até o próximo dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças. O gasto médio com cada presente deverá ser de R$ 118,17. Os dados reafirmam as expectativas otimistas para o último quadrimestre do ano que já vinham sendo externadas pela Fecomércio RN.
De acordo com a pesquisa, que ouviu 600 pessoas em Natal entre os dias 20 e 23 de setembro, 69,4% dos entrevistados irão procurar o presente somenste nesta semana (a que antecede ao Dia das Crianças). Mais uma vez devido à variedade de opções, comodidade e principalmente segurança, a maioria dos entrevistados (51,8%) afirma que deverá fazer suas compras em shoppings. O comércio de rua é citado como opção por 38,2% dos pesquisados.
Como não poderia deixar de ser, o item mais citado dentre as opções de presentes é o brinquedo, com 50,3%. O segundo item mais lembrado é o vestuário (26,2%), seguido por calçados, com 7,2%. Outros itens mencionados são os eletrônicos (videogame, computador, celulares), com 5,9% das respostas.
Para economizar, os consumidores farão pesquisa de preço (51,9%) e irão procurar as promoções ou descontos (56,6%). Porém, o bom atendimento (19,9%), divulgação (6,5%), brindes temáticos (4,6%), qualidade dos produtos (3,8%), variedade de produtos (3,4%) e facilidade de pagamento (3,1%), são alternativas para que os lojistas possam atrair mais clientes.
A forma de pagamento mais utilizada será à vista (55,3%). Em segundo lugar está o cartão de crédito, com 38,2%, seguido por cartão de débito (2,9%).

Passeios
A pesquisa IPDC/Fecomércio também quis saber dos entrevistados se eles pretendem levar as crianças a algum passeio na data comemorativa. Mais da metade (51,4%) confirmou esse interesse. E para a escolha do local, será relevante a diversão/lazer (66,1%) e, na seqüência, será considerado a escolha do filho (14,5%), além do atendimento e o preço, que também foi levado em consideração, para 9,5% e 6,4% respectivamente. Outros motivos que podem ser determinantes para a escolha do local são a segurança, acessibilidade, arborização e desconto.
A íntegra da pesquisa segue em anexo e pode ser conferida no site www.fecomerciorn.com.br

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