O
Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem é um passo
importante para o avanço do turismo nacional. Você sabe que requisitos um hotel
deve atender para solicitar as estrelas?
O Ministério do Turismo lançou oficialmente na última semana o Sistema
Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem – SBClass. A iniciativa é
uma parceria com o Inmetro e autoriza o uso de estrelas para sete tipos de
empreendimentos: hotel, hotel fazenda, cama e café, resort, hotel histórico, pousada
e flat/apart-hotel. Eles devem atender determinados requisitos para adquirir de
uma a cinco estrelas, de acordo com as condições de infraestrutura,
equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade.
Um
empreendimento é considerado hotel quando possui serviço de recepção e
alojamento temporário, ofertado em unidades individuais e de uso exclusivo dos
hóspedes, mediante cobrança de diária. De acordo com a última Pesquisa de
Serviços de Hospedagem feita pelo IBGE, são cerca de 3.435 hotéis nas regiões
metropolitanas das capitais do país. A expectativa é que este seja o meio de
hospedagem mais utilizado pelos turistas durante a Copa do Mundo da FIFA 2014.
De
acordo com o SBClass, um hotel poderá obter uma estrela quando disponibilizar
serviço de recepção aberto durante 12h e disponível 24h por telefone, além de
serviços de café da manhã, guarda de valores e monitoramento das expectativas e
impressões do hóspede. Deverá apresentar também medidas permanentes para
redução de consumo de energia elétrica e água.
Para
conseguir a segunda estrela, os hotéis devem adicionar sala de estar com
televisão, área útil dentro do quarto e disponibilidade para pagamento com
cartão de crédito ou débito. A terceira estrela exige o serviço de recepção
aberto por 18h; estacionamento; restaurante; serviço de lavanderia;
climatização e televisão com canal por assinatura em todos os quartos; acesso à
internet nas áreas sociais e nos quartos.
Em
estabelecimentos com quatro estrelas, é necessário que o serviço de recepção
esteja aberto por 24h. Facilidades como manobristas, bar e serviço à la
carte no restaurante também são necessárias. O hotel precisa oferecer ainda
um mínimo de três serviços “especiais”, como salão de beleza, venda de
jornais/revistas, farmácia e baby sitter. Nos quartos, mini refrigeradores e
mesa de trabalho também são exigências.
A
quinta estrela será a marca de um hotel que atender aos requisitos acima – e
oferecer também salão de eventos e serviço de guest relation/concierge
(ponto de informação ao cliente). Além disso, deverá dispor de seis serviços
“especiais”, restaurante com comidas vegetarianas e dietas especiais e roupões
e chinelos em todos os quartos.
Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo
Comentários