O SETOR TURÍSTICO CONTINUA CRESCENDO EM JAMAICA




 Esta semana durante a 22° edição de JAPEX – Jamaica Product Exchange – a principal feira de intercâmbio comercial da indústria turística em Jamaica, o Ministro de Turismo e Entretenimento, Wykeham McNeill, expressou satisfação pelo fato de que esta indústria continua registrando um sólido crescimento mesmo em condições econômicas difíceis.

Entre 1° de janeiro e 29 de setembro deste ano, Jamaica recebeu cerca de 1.5 milhões de visitantes (1.418.104), um aumento de quase 3% com respeito ao mesmo período de 2011. Entre janeiro e agosto as chegadas por escalas mostraram um aumento de 2.4 por cento com respeito ao mesmo período do ano anterior e as chegadas por cruzeiros do mesmo período ascenderam a 937.343 aumentando num 33.9 por cento. “Os cálculos preliminares indicam que este será o melhor setembro de nossa história com respeito aos visitantes por escalas, um aumento de quase 6% com respeito ao setembro do ano passado”, agregou o Dr. Wykeham McNeill.

O Dr. McNeill assegurou que o setor turístico está encaminhado a um maior crescimento em 2012 e sublinhou do que seu ministério segue enfocando em garantir do que o setor turístico impulsione o crescimento na economia jamaicana. “É importante para o setor turístico que a marca de Jamaica se mantenha forte e posso assegurar vocês que vai de fortaleza em fortaleza. Este ano foi bom para nós; nossa mais recente dose de adrenalina foi nas Olimpíadas de Londres, que se converteu numa plataforma excelente para reiterar o valor do produto turístico de Jamaica”, comentou.

O ministro destacou entre os fatores chave que contribuíram ao crescimento do setor, um marketing agressivo e um ativo uso dos meios digitais e sociais, o que permitiu potenciar o fluxo de visitantes à ilha. “Nossa equipe promocional segue trabalhando nos mercados tradicionais e emergentes procurando aumentar nossa participação nos mercados fonte, ao tempo que seguimos abrindo novas portas.”

Jamaica mantém permanentes negociações para ampliar e fortalecer as rotas aéreas para a ilha, a fim de responder à satisfatória demanda que o destino está tendo, tanto desde os mercados tradicionais, como desde mercados emergentes de Europa y América Latina.

Desde os Estados Unidos, mercado fonte primordial para Jamaica, se receberá a partir de 15 de dezembro um serviço diário sem escalas entre o Aeroporto JFK de Nova York e Montego Bay, através de Delta, ao mesmo tempo em que JetBlue oferecerá pela primeira vez serviço duas vezes ao dia entre Fort Lauderdale e Kingston. Ademais, US Airways adicionará um quarto voo para o inverno que dará serviço diário desde Charlotte.

Paralelamente, assinalou que “começamos a ver um crescimento do mercado do Reino Unido, produto do que chamamos o ‘Rebote Bolt’”. Neste sentido, foi anunciado que a linha aérea Virgin Holidays adicionou um novo voo para todo o ano para Montego Bay, a partir de novembro, que agregará 25.000 novos assentos, enquanto TUI adicionou um segundo voo quinzenal para a temporada inverno desde Gatwick a Montego Bay, também a partir de novembro, além dos voos semanais de verão desde Gatwick, Manchester e Birmingham.

América Latina segue sendo uma área de enfoque para Jamaica como destino. O Diretor de Turismo de Jamaica, John Lynch anunciou um aumento do serviço de COPA para Montego Bay a partir de 17 de dezembro de 2012, com quatro voos semanais (segunda-feira, quinta-feira, sábado e domingo) entre o Aeroporto Internacional Tocumen (PTY) da cidade de Panamá e o Aeroporto Internacional Sangster (MBJ). Este serviço é adicional ao serviço regular de COPA de Panamá a Kingston quatro vezes à semana: terça-feira, quarta-feira, sexta-feira e sábado.

Simultaneamente de um agressivo programa implementado pelo Escritório de Turismo de Jamaica com seus aliados no setor turístico para aumentar as rotas aéreas desde a região, adiantaram-se esforços por eliminar barreiras às viagens desde os mercados de América Latina. “Começamos este processo com a revisão dos requisitos de visa para as pessoas dos países latino-americanos, e obtivemos uma extensão de um ano na isenção de visa para os passageiros de Colômbia, Venezuela e Panamá”, declarou Lynch.

Infraestrutura e atrativos de qualidade

Além de um ambiente estável e propício, a infraestrutura turística de Jamaica segue respaldando e fomentando o investimento e promovendo o desenvolvimento. No setor hoteleiro da ilha existe um compromisso para aumentar o inventário em 2.000 habitações, algumas das iniciativas são:

  • Marriott International investirá localmente através de sua marca ‘Courtyard by Marriott,’ o qual adicionará 130 habitações em Kingston.
  • Bahia Principe tem atualmente 70 habitações em construção e seus diretores tem mostrado interesse em continuar a expansão.
  • O grupo Festa se expandirá com 850 habitações adicionais
  • RIU construirá um RIU Palace com 232 habitações em Mahoe Bay em Montego Bay.
  • Sunwing adquiriu o Trelawny Beach Hotel. Está remodelando a propriedade e planeja abrir mais adiante este ano. Este grupo também tem grandes planos de construir habitações adicionais, além de um parque aquático temático na propriedade adjacente ao hotel.

Como um depoimento da qualidade dos atrativos que oferece a ilha, o ministro McNeill se referiu aos impressionantes prêmios que Jamaica e seus aliados obtiveram recentemente. Nos resultados dos World Travel Awards, por 7° ano consecutivo, Jamaica foi nomeada como o Principal destino do Caribe, reconhecimento que conseguido graças às sinergias dos esforços do setor público e privado. Os World Travel Awards reconheceram também, entre outros, ao Aeroporto Internacional de Sangster, que recebeu o prêmio como Principal aeroporto do Caribe.

O produto de cruzeiros de Jamaica mereceu assim mesmo um continuado reconhecimento. Os prêmios World Travel este ano uma vez mais premiaram a Jamaica como Principal destino para cruzeiros no Caribe e Ocho Rios - esse lugar idílico no qual "o éden se encontra com o oceano" – foi galardoado como o Principal porto para cruzeiros no Caribe, enquanto o mais recente porto de recalada, Falmouth, por segunda vez foi nomeado o Principal projeto de desenvolvimento turístico do Caribe. Considerado um exemplo vanguardista de desenho moderno e desenvolvimento de um porto de cruzeiros, Falmouth, aberto a inícios de 2011, atraiu o interesse e as visitas de executivos portuários regionais e de agências turísticas nacionais, e se ganhou a satisfação do consumidor, o que se reflete num aumento de 62.6% nas chegadas nos primeiros oito meses de 2012, ao receber a 412.812 passageiros de cruzeiros frente aos 253.940 de um ano atrás.

“Jamaica leva a dianteira no Caribe anglo-falante quanto à gama e qualidade dos atrativos que estão disponíveis para o visitante. Muitos aproveitam a topografia e outras qualidades naturais de nosso país para criar uma gama sem igual de experiências que capitalizam nosso legado e nossa cultura”, expressou o ministro.

Acerca de JAPEX
Organizado pelo Escritório de Turismo de Jamaica (JTB) em aliança com a Associação de Hotéis e Turismo de Jamaica (JHTA) e a colaboração da agência de investimento e promoções de Jamaica (JAMPRO), JAPEX é uma féria comercial única em seu tipo, que serve como foro para que os principais provedores do produto turístico de Jamaica se reúnam estabeleçam redes, façam negócios e conheçam sob um só teto a atacadistas e operadores turísticos de Europa e as Américas. A feira comercial inclui ademais sessões de estabelecimento de redes, eventos vespertinos, percursos de familiarização e atividades para a formação de equipes. Este ano em seu 22° edição, JAPEX teve lugar em Oito Rios, Jamaica entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2012, no Sunset Jamaica Grande Resort and Spa.

Acerca do Escritório de Turismo de Jamaica
O Escritório de Turismo de Jamaica (JTB por suas siglas em inglês), fundada em 1955, é a agência turística nacional de Jamaica e tem sua sede na capital, Kingston. A JTB foi nomeada por World Travel Awards (WTA) o Escritório de Turismo e Conferências mais Marcante do Caribe entre os anos 2006 e 2010. Também em 2010 a JTB obteve o voto da WTA como Principal Destino do Mundo para Cruzeiros, Principal Destino do Caribe e o Principal Destino do Caribe para Cruzeiros por quarto ano consecutivo. Adicionalmente, Montego Bay foi declarada O Principal Destino de Praia no Mundo, Ocho Rios foi declarada o Principal Porto para Cruzeiros no Caribe e o Aeroporto Internacional Sangster foi declarado o Principal Aeroporto no Caribe.
A JTB conta com escritórios em Kingston, Montego Bay, Miami, Toronto e Londres. Também representações em Düsseldorf, Barcelona, Roma, Ámsterdam e Tokio.
Para saber mais detalhes sobre os próximos eventos especiais, atrativos e hospedagem em Jamaica visite o site da JTB: www.visitjamaica.com, ou www.minhajamaica.com (portugués), ou www.jamaicamia.com (español); ), ou chame ao Escritório de Turismo de Jamaica ao 1-800-JAMAICA (1-800-526-2422). Siga a JTB em Facebook: www.facebook.com/VisitJamaicawww.facebook.com/MinhaJamaica, em Twitter: @visitjamaicanow o @minhajamaica o en YouTube: www.youtube.com/aboutjamaicajtb.




Comentários