Esta semana durante a 22° edição de JAPEX – Jamaica
Product Exchange – a principal feira de intercâmbio comercial da indústria
turística em Jamaica, o Ministro de Turismo e Entretenimento, Wykeham
McNeill, expressou satisfação pelo fato de que esta indústria continua
registrando um sólido crescimento mesmo em condições econômicas difíceis.
Entre 1°
de janeiro e 29 de setembro deste ano, Jamaica recebeu cerca de 1.5 milhões
de visitantes (1.418.104), um aumento de quase 3% com respeito ao mesmo
período de 2011. Entre janeiro e agosto as chegadas por escalas mostraram um
aumento de 2.4 por cento com respeito ao mesmo período do ano anterior e as
chegadas por cruzeiros do mesmo período ascenderam a 937.343 aumentando num
33.9 por cento. “Os cálculos preliminares indicam que este será o melhor
setembro de nossa história com respeito aos visitantes por escalas, um
aumento de quase 6% com respeito ao setembro do ano passado”, agregou o Dr.
Wykeham McNeill.
O Dr.
McNeill assegurou que o setor turístico está encaminhado a um maior
crescimento em 2012 e sublinhou do que seu ministério segue enfocando em
garantir do que o setor turístico impulsione o crescimento na economia
jamaicana. “É importante para o setor turístico que a marca de Jamaica se
mantenha forte e posso assegurar vocês que vai de fortaleza em fortaleza.
Este ano foi bom para nós; nossa mais recente dose de adrenalina foi nas
Olimpíadas de Londres, que se converteu numa plataforma excelente para
reiterar o valor do produto turístico de Jamaica”, comentou.
O ministro
destacou entre os fatores chave que contribuíram ao crescimento do setor, um
marketing agressivo e um ativo uso dos meios digitais e sociais, o que
permitiu potenciar o fluxo de visitantes à ilha. “Nossa equipe promocional
segue trabalhando nos mercados tradicionais e emergentes procurando aumentar
nossa participação nos mercados fonte, ao tempo que seguimos abrindo novas
portas.”
Jamaica
mantém permanentes negociações para ampliar e fortalecer as rotas aéreas para
a ilha, a fim de responder à satisfatória demanda que o destino está tendo,
tanto desde os mercados tradicionais, como desde mercados emergentes de
Europa y América Latina.
Desde os
Estados Unidos, mercado fonte primordial para Jamaica, se receberá a partir
de 15 de dezembro um serviço diário sem escalas entre o Aeroporto JFK de Nova
York e Montego Bay, através de Delta, ao mesmo tempo em que JetBlue oferecerá
pela primeira vez serviço duas vezes ao dia entre Fort Lauderdale e Kingston.
Ademais, US Airways adicionará um quarto voo para o inverno que dará serviço
diário desde Charlotte.
Paralelamente,
assinalou que “começamos a ver um crescimento do mercado do Reino Unido,
produto do que chamamos o ‘Rebote Bolt’”. Neste sentido, foi anunciado que a
linha aérea Virgin Holidays adicionou um novo voo para todo o ano para
Montego Bay, a partir de novembro, que agregará 25.000 novos assentos,
enquanto TUI adicionou um segundo voo quinzenal para a temporada inverno
desde Gatwick a Montego Bay, também a partir de novembro, além dos voos
semanais de verão desde Gatwick, Manchester e Birmingham.
América
Latina segue sendo uma área de enfoque para Jamaica como destino. O
Diretor de Turismo de Jamaica, John Lynch anunciou um aumento do serviço de
COPA para Montego Bay a partir de 17 de dezembro de 2012, com quatro voos
semanais (segunda-feira, quinta-feira, sábado e domingo) entre o Aeroporto
Internacional Tocumen (PTY) da cidade de Panamá e o Aeroporto Internacional
Sangster (MBJ). Este serviço é adicional ao serviço regular de COPA de Panamá
a Kingston quatro vezes à semana: terça-feira, quarta-feira, sexta-feira e
sábado.
Simultaneamente
de um agressivo programa implementado pelo Escritório de Turismo de Jamaica
com seus aliados no setor turístico para aumentar as rotas aéreas desde a região,
adiantaram-se esforços por eliminar barreiras às viagens desde os mercados de
América Latina. “Começamos este processo com a revisão dos requisitos de visa
para as pessoas dos países latino-americanos, e obtivemos uma extensão de um
ano na isenção de visa para os passageiros de Colômbia, Venezuela e Panamá”,
declarou Lynch.
Infraestrutura
e atrativos de qualidade
Além de um
ambiente estável e propício, a infraestrutura turística de Jamaica segue
respaldando e fomentando o investimento e promovendo o desenvolvimento. No
setor hoteleiro da ilha existe um compromisso para aumentar o inventário em
2.000 habitações, algumas das iniciativas são:
Como um
depoimento da qualidade dos atrativos que oferece a ilha, o ministro McNeill
se referiu aos impressionantes prêmios que Jamaica e seus aliados obtiveram
recentemente. Nos resultados dos World Travel Awards, por 7° ano
consecutivo, Jamaica foi nomeada como o Principal destino do Caribe,
reconhecimento que conseguido graças às sinergias dos esforços do setor
público e privado. Os World Travel Awards reconheceram também, entre outros,
ao Aeroporto Internacional de Sangster, que recebeu o prêmio como Principal
aeroporto do Caribe.
O produto
de cruzeiros de Jamaica mereceu assim mesmo um continuado reconhecimento. Os
prêmios World Travel este ano uma vez mais premiaram a Jamaica como Principal
destino para cruzeiros no Caribe e Ocho Rios - esse lugar idílico no qual
"o éden se encontra com o oceano" – foi galardoado como o Principal
porto para cruzeiros no Caribe, enquanto o mais recente porto de recalada,
Falmouth, por segunda vez foi nomeado o Principal projeto de desenvolvimento
turístico do Caribe. Considerado um exemplo vanguardista de desenho moderno e
desenvolvimento de um porto de cruzeiros, Falmouth, aberto a inícios de 2011,
atraiu o interesse e as visitas de executivos portuários regionais e de
agências turísticas nacionais, e se ganhou a satisfação do consumidor, o que
se reflete num aumento de 62.6% nas chegadas nos primeiros oito meses de
2012, ao receber a 412.812 passageiros de cruzeiros frente aos 253.940 de um
ano atrás.
“Jamaica
leva a dianteira no Caribe anglo-falante quanto à gama e qualidade dos
atrativos que estão disponíveis para o visitante. Muitos aproveitam a
topografia e outras qualidades naturais de nosso país para criar uma gama sem
igual de experiências que capitalizam nosso legado e nossa cultura”,
expressou o ministro.
Acerca
de JAPEX
Organizado
pelo Escritório de Turismo de Jamaica (JTB) em aliança com a Associação de
Hotéis e Turismo de Jamaica (JHTA) e a colaboração da agência de investimento
e promoções de Jamaica (JAMPRO), JAPEX é uma féria comercial única em seu tipo,
que serve como foro para que os principais provedores do produto turístico de
Jamaica se reúnam estabeleçam redes, façam negócios e conheçam sob um só teto
a atacadistas e operadores turísticos de Europa e as Américas. A feira
comercial inclui ademais sessões de estabelecimento de redes, eventos
vespertinos, percursos de familiarização e atividades para a formação de
equipes. Este ano em seu 22° edição, JAPEX teve lugar em Oito Rios, Jamaica
entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2012, no Sunset Jamaica Grande Resort
and Spa.
Acerca do Escritório de
Turismo de Jamaica
O Escritório de Turismo de
Jamaica (JTB por suas siglas em inglês), fundada em 1955, é a agência
turística nacional de Jamaica e tem sua sede na capital, Kingston. A JTB foi
nomeada por World Travel Awards (WTA) o Escritório de Turismo e Conferências
mais Marcante do Caribe entre os anos 2006 e 2010. Também em 2010 a JTB
obteve o voto da WTA como Principal Destino do Mundo para Cruzeiros,
Principal Destino do Caribe e o Principal Destino do Caribe para Cruzeiros
por quarto ano consecutivo. Adicionalmente, Montego Bay foi declarada O
Principal Destino de Praia no Mundo, Ocho Rios foi declarada o Principal
Porto para Cruzeiros no Caribe e o Aeroporto Internacional Sangster foi
declarado o Principal Aeroporto no Caribe.
A JTB conta com escritórios
em Kingston, Montego Bay, Miami, Toronto e Londres. Também representações em
Düsseldorf, Barcelona, Roma, Ámsterdam e Tokio.
Para saber mais detalhes
sobre os próximos eventos especiais, atrativos e hospedagem em Jamaica visite
o site da JTB: www.visitjamaica.com, ou www.minhajamaica.com (portugués), ou www.jamaicamia.com
(español); ), ou chame ao Escritório de Turismo de Jamaica ao 1-800-JAMAICA (1-800-526-2422).
Siga a JTB em Facebook: www.facebook.com/VisitJamaica,
www.facebook.com/MinhaJamaica, em
Twitter: @visitjamaicanow o @minhajamaica o en
YouTube: www.youtube.com/aboutjamaicajtb.
|
|
|
Comentários