Governo e empreendedores avaliam roteiros do Paraná




Os workshops do Talentos do Brasil Rural foram realizados nos dias 2 e 3 de outubro



Brasília (DF) - O estado do Paraná recebeu na última semana o workshop do projeto Talentos do Brasil Rural, resultado da parceria dos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário com o Sebrae. Dessa vez, foi apresentado o diagnóstico dos roteiros Caminhos do Vinho e Caminhos Históricos da Serra, localizados nas cidades de São José dos Pinhais e Quatro Barras, respectivamente.

Na terça-feira (2), foram discutidas as potencialidades e deficiências do roteiro Caminhos do Vinho. Durante todo o dia, a equipe técnica do projeto e atores locais envolvidos na atividade turística debateram os pontos positivos e os mais frágeis da região. No dia seguinte, o diagnóstico do roteiro Caminhos Históricos da Serra foi o tema. Para ambos os circuitos, elaborou-se um plano de ação que lista uma série de atividades que visam a melhoria de aspectos relacionados à infraestrutura, serviços, atrativos, promoção e comercialização do turismo local.

“Além de inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, o workshop é o momento em que os empreendedores discutem assuntos que, talvez, nunca foram questionados antes, estabelecendo um clima de confiança, que é fundamental para construções coletivas”, afirmou o secretário de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz.

Para Marcos Kuzma, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais, o plano de ação vai beneficiar a região e contribuir para aumentar o fluxo de turistas. “Esse tipo de ação é sempre uma boa oportunidade para que empreendedores e o governo cheguem a um denominador comum e façam as adequações necessárias no roteiro”, disse.

O secretário de Turismo de Quatro Barras também elogiou a iniciativa. Segundo ele, o evento foi um momento histórico para o município. “É uma excelente oportunidade para arrumarmos a casa e trabalhar o que ainda falta para melhorar o nosso roteiro. É uma grande ação do MTur que vai ser valorizada por todos, que mostra à comunidade e aos empreendedores que eles também podem ajudar a divulgar os circuitos ”, avaliou Ary Andreatta.

Circuitos
O Talentos do Brasil Rural conta também com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da Agência de Cooperação Alemã GIZ. Os workshops já passaram por outras regiões do país. Em todos eles, também está sendo executado um plano de ação com o objetivo de desenvolver e potencializar a oferta turística. Ao todo, estão sendo diagnosticados 24 roteiros selecionados por chamada pública.

Comentários