Informação foi confirmada hoje, em coletiva para a
imprensa da Serra gaúcha
Em
um ano de otimismo no cenário econômico mundial, marcado pela expectativa de
crescimento de 4% do segmento turístico, o Festival do Turismo de Gramado
(Festuris) apresenta números ainda superiores. A direção do evento comemora um
acréscimo de 33,49% na metragem quadrada vendida na área internacional em
relação ao ano passado. A informação foi confirmada com exclusividade aos
jornalistas da região, que na manhã de hoje (11) participaram de um café da
manhã no Hotel Ritta Höppner Residenz, em Gramado. Além disso, os destinos do
exterior aumentarão em 24,13%, reafirmando a feira como um grande palco de
negócios de turismo mundial. “Nossa entrada no mercado internacional já está
consolidada”, comemora a diretora Marta Rossi. O diretor Eduardo Zorzanello destaca
ainda que não é apenas a quantidade que está sendo destacada. “São destinos e
empresas de qualidade que chegam à feira em 2012. É o caso da Air China, que
escolheu o festival para se lançar no mercado de eventos de turismo no Brasil”,
diz.
A
24ª edição terá cerca de 400 estandes, em um total de 2 mil marcas expostas e
40 países participantes. Destinos como China, México, África do Sul, Itália,
Uruguai, República Dominicana, Suíça, Ilhas Seychelles, Barbados, Jordânia,
Colômbia e Equador são alguns dos destaques. A 40 dias do evento, do total de
17 mil metros quadrados do Serra Park, 95% já está comercializado, o que também
foi destacado na coletiva. “É a primeira vez que atingimos esta marca tão
rapidamente”, afirma o diretor Marcus Vinícius. Marta Rossi estima um
crescimento médio de 15% no Festuris de 2012, que será prestigiado por
presidentes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) de cerca de
20 Estados, além de ter a presença de 250 convidados internacionais.
TURISMO
MUNDIAL
Em
âmbito universal, o turismo conseguiu se adaptar à crise econômica, na opinião
do secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai. Ele
lembra que o segmento foi duramente atingido pela crise em 2008 – com uma
desaceleração de 2,1% – antes de viver, em 2009, seu pior ano em seis décadas.
“Na época houve uma queda de 3,8% na chegada de turistas. Contudo, enquanto a
crise parecia não chegar ao fim, o turismo cresceu 6,6% em 2010 e 5% em 2011. A
única boa notícia procedente da economia vem do turismo, que é um setor muito
flexível, que se adapta bem às circunstâncias”, comemora.
COLETIVA
Durante
a coletiva, Marta Rossi recordou que o festival começou com a proposta de
promover o turismo gaúcho e, com o passar dos anos, foi crescendo nacional e
internacionalmente. “Hoje, viajamos o mundo, percorrendo outros eventos e
buscando novas ideias e tendências. E, como me disseram recentemente, não
realizamos um trabalho ‘raso’, apenas colocando novos salões e propostas na
feira. Nós buscamos aprofundar nossas ações e sensibilizar o mercado.”
Eduardo
Zorzanello falou na questão dos salões do Festuris que enaltecem a inclusão
social, caso do de Acessibilidade, que está sendo lançado neste ano, e o GLS,
que chega à quarta edição em 2012. “São propostas vanguardistas que trazemos ao
trade”, reforça. E ainda lembrou do Salão do Enoturismo, que também está sendo
apresentado neste ano, com promoção dos destinos indutores de produção
vinícola.
Marcus
Vinícius ressaltou os avanços tecnológicos do evento, com o lançamento do
aplicativo do festival, que começará a funcionar na solenidade de abertura, na
noite de 22 de novembro, além do QR Code. “Ele permitirá carregar a feira no
bolso, otimizando a presença dos expositores e visitantes que buscam fechar
negócios e terão o tempo melhor aproveitado”, acredita.
O
prefeito em exercício de Gramado, Luia Barbacovi (PP), e a secretária de
Turismo, Rosa Helena Volk, também participaram da coletiva. Barbacovi elogiou o
crescimento do Festuris, ressaltando a importância dos relacionamentos dos
diretores do evento na divulgação de Gramado para trazer uma seleção à cidade
durante a pré-temporada da Copa do Mundo, em 2014. “O conhecimento que vocês
têm no cenário do turismo mundial será essencial nesse processo.” O prefeito
ainda lembrou que nesta sexta-feira (12) inicia a entrega de 50 mil exemplares
do catálogo do Natal Luz, que, a exemplo do festival, também terá QR Code.
CAMPANHA
DO ALIMENTO
A
diretora do Parque Mini Mundo, Jussara Höppner, e as representantes do Orbis
Club Gramado, Ana Gioconda Viezzer e Marilene Ramm, também integraram a
coletiva, apresentando informações parciais da 10ª Campanha do Alimento. “Até
agora foram recolhidos 15,5 mil quilos, mas pretendemos chegar a 18 mil até
novembro. Para isso, contamos com a participação das empresas da região”,
afirma Ana Gioconda.
O
FESTURIS
Considerada a feira de negócios
de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos
mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a
profissionais do setor. Recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil
profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º
Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado.
Informações no www.festivalturismogramado.com.br.
FESTURIS ON-LINE
Twitter – @festurgramado
24º Festival do Turismo
de Gramado - De 22 a 25 de novembro - Serra Park - Gramado
Salões:
10º Salão de Ecoturismo e
Turismo Aventura
9º Salão de Tecnologia para o
Turismo
8º Salão de Turismo Rural
7º Salão de Turismo Saúde
6º Salão de Turismo
Esotérico, Místico e Religioso
5º Salão de Turismo Cultural
4º Salão GLS
1º Salão da Acessibilidade
para o Turismo
1º Salão de Enoturismo
Fotos: Cleiton Thiele/Serra
Press
Foto 1: Diretores do Festival
do Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Vinícius,
apresentaram as novidades do evento, acompanhados de Luia Barbacovi e Rosa
Helena Volk
Comentários