Parceria prevê a troca de experiências como
países-sedes de Jogos Olímpícos e Paralímpicos
Os órgãos responsáveis pela promoção turística do
Brasil e do Reino Unido vão trocar experiências como sedes dos Jogos Olímpicos
e Paralímpicos. A parceria foi decidida durante reunião realizada entre o
diretor de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de
Turismo), Marcelo Pedroso, e o diretor de Mercados Internacionais do
VisitBritain, Keith Beecham.
“Nosso objetivo, ao firmar esse novo acordo, é
estreitar a relação com o VisitBritain para aprender com eles as melhores
experiências como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Londres, no que se
refere à divulgação do país como destino turístico”, explicou Pedroso.
O diretor da Embratur ressaltou que uma das
iniciativas da nova parceria é a realização de um evento para que o
VisitBritain apresente seus principais aprendizados com a realização dos Jogos
Olimpícos. “Aprender com a experiência de Londres vai ser extremamente
importante para que o Brasil potencialize seus resultados como sede dos grandes
eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos”, disse Pedroso. O evento,
que deverá acontecer ainda este ano, vai envolver os atores do turismo no
Brasil.
Durante o encontro, o diretor do VisitBritain colocou
a entidade à disposição do governo brasileiro e reconheceu a importância da
troca de informações entre os países com o objetivo de aprimorar as práticas
das questões que se referem ao turismo. “Uma das nossas principais preocupações
foi identificar os pontos negativos e os problemas que poderiam existir com a
realização dos Jogos, pois a partir daí, poderíamos tomar iniciativas para
resolver as questões ou minimizar os efeitos”, ponderou Beecham.
Ainda segundo ele, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos
de Londres em 2012 deixaram um legado que já é visível para o país. “Ter a
consciência da importância do turismo para Reino Unido diante desse momento foi
crucial para que pudéssemos já começar a colher frutos. Utilizamos Londres como
um passo para que os turistas continuassem conhecendo outros destinos do Reino
Unido”.
Outra questão importante, levantada por Beecham, foi a
constante parceria entre as iniciativas públicas e privadas. “A união entre o
governo e os empresários, foi fator decisivo para contribuir a construção e uma
imagem positiva. Como exemplo, podemos citar um acordo de tarifas para hotéis
durante a realização dos Jogos”.
Metas para 2016
Para as Olimpíadas de 2016, a Embratur estima que 380
mil turistas visitarão o Brasil durante o evento. A previsão para o ano de 2016
é que 7,9 milhões de turistas entrem no Brasil. Segundo o Estudo de Impactos
Socioeconômicos Potenciais da Realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio
de Janeiro em 2016, desenvolvido pela FIA (Fundação Instituto de Administração)
para o Ministério dos Esportes, o investimento previsto de US$ 14,4 bilhões,
vai provocar uma movimentação econômica de US$ 51,1 bilhões no Brasil. A
previsão é que sejam gerados, em média, 120 mil empregos anuais durante as
fases de preparação e realização dos jogos. O estudo também revela a
expectativa de impacto de US$ 11 bilhões no PIB entre 2009 a 2016, e de US$
13,5 bilhões entre 2017 a 2027.
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