Agentes de viagens debatem sobre uso de mídias sociais durante Fórum Executivo da Abav/SP



Realizado hoje (16), evento colocou as ferramentas oferecidas pela internet em pauta e trouxe especialista no segmento para discorrer sobre as vantagens que seu uso podem trazer para o setor

Se a internet era motivo de polêmica entre os profissionais que atuam na área de turismo, a manhã de hoje (16) foi especial para os agentes de viagens que desejam enxergar na rede diferentes maneiras de expandir negócios e prospectar clientes. Comandado por Luciana Caran, graduada em Publicidade e Hotelaria, o Fórum Executivo da Abav/SP completou sua 27ª edição abordando o universo online que permeia o setor.

Fundadora da primeira agência de viagens virtual do Brasil, a executiva iniciou o evento definindo o que, exatamente, são redes sociais. Sob seu ponto de vista, não passam de conversas, que remontam há milhares de anos e que são compostas por pessoas e organizações, pautadas por valores, interesses e objetivos comuns. Ferramentas como Facebook, Twitter e Orkut são frequentemente incluídas neste grupo, apesar de, na verdade, consistirem em plataformas nas quais estas redes acontecem.

Mídias sociais, por outro lado, correspondem a todo o conteúdo produzido de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos, tais como compartilhamento de fotos e os textos que compõem os blogs, por exemplo. Segundo Luciana, a integração oferecida por estas ferramentas é fruto da evolução de mercado, que migrou da economia de massa para a economia de nichos, na qual a personalização dos produtos e serviços é uma das características mais marcantes.

A palestrante ainda discursou sobre o processo incessante pelo qual os próprios consumidores vêm passando: hoje, não apenas as crianças têm acesso completo às inovações tecnológicas, como, também, o perfil do usuário mudou, tornando-o apto a produzir uma série de conteúdos a serem postados na internet, como músicas e filmes, e criando, por consequência, a chamada Geração C, norteada pelos princípios de criatividade, competição, colaboração, comunicação e criação. “Atualmente, o ser humano tem poder de reclamar para o mundo, o que exige de nós o trabalho mais transparente possível”, afirma.

Durante a palestra, Luciana apontou o crescimento que a internet vem atingindo em âmbito nacional. O acesso à rede por meio de tablets dobrou entre 2011 e 2012 (11%), enquanto o uso por aparelhos celulares subiu de 44 para 56%. Aproximadamente 28,3% dos brasileiros utilizam a internet mais de 40 horas por semana e apenas 8,3 % navegam por menos de 5 horas. As pesquisas também indicam que o Facebook lidera a preferência brasileira: 94,5% da população têm perfil na ferramenta e 84% são usuários ativos. “A partir desta realidade, o que nós mais aproveitamos da internet é a viralização”, pontua Luciana, cuja experiência com mídias sociais já a colocou à frente de campanhas como a Turismo Week.

O tema do Fórum vai ao encontro da proposta da ABAV Nacional, que se comprometeu a promover, durante a ABAV – A Feira de Turismo das Américas, que será realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, no Riocentro (RJ), o 1º Encontro de Blogueiros de Viagens & Turismo, cujo objetivo é abordar a importância que os blogs conquistaram em todo o mundo e sua influência no setor. O evento, que reunirá 52 países, também terá uma palestra sobre mídias sociais, que terá a participação inédita de um executivo do Google.



Comentários