Rio de Janeiro: O Império fica logo ali




Por todo o país existem lugares especiais que nos remetem à Independência do Brasil. Arrume um espaço na agenda e escolha o destino!


 Que o estado do Rio de Janeiro carrega a história brasileira por todos os lados não é novidade para ninguém. Petrópolis principalmente: localizada na Serra da Estrela, ela é a mais famosa representante do período do Império. De acordo com a prefeitura, quando D. Pedro I pernoitou na cidade a caminho de Minas Gerais, ficou encantado com a beleza e o clima local. Decidiu então viver no município.

Um dos principais atrativos turísticos é o Museu Imperial. Um palácio com luxuosas instalações que conta com itens como cetro, manto e coroa do imperador. O acervo tem também documentos, mapas, fotografias e quadros da história brasileira, como “Batalha de Campo Grande”, do pintor Pedro Américo, que fica na chamada Sala de Batalha. Ela abre para visitação de terça-feira a domingo, das 11h às 18h. No jardim do museu, além de cerca de 100 espécies de plantas e árvores, há o Espetáculo Som e Luz, sobre a independência do Brasil. O show acontece todas as quintas, sextas e sábados.

Ainda em Petrópolis, uma apresentação da monarquia brasileira pode ser conferida no roteiro turístico Economia da Experiência – Petrópolis: O Império - RJ. Na Praça Rui Barbosa, uma paisagem não pode ser deixada de fora: o monumento em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil, inaugurado em 17 de setembro de 1922.

Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo



Comentários