Em sua 3° edição, “Goal to Brasil” vai a Buenos Aires,
capital do maior emissor de turistas para o Brasil, divulgar a agentes de
viagem os diferentes destinos próximos às 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA
2014
Amanhã (11), o maior emissor de turistas para o
Brasil, a Argentina, receberá a 3° edição do Goal to Brasil, evento de promoção
dos destinos brasileiros no exterior, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro
de Turismo). Durante o evento, são apresentados a agentes de viagem os diversos
roteiros turísticos a ser oferecido para o público que virá ao Brasil em
virtude da Copa do Mundo 2014. Em cada edição, um estado tem maior espaço para
apresentar seus destinos turísticos. Em Buenos Aires, o estado-anfitrião será o
Rio Grande do Sul.
O evento terá duração de um dia e contará com a
presença de aproximadamente 300 convidados do mercado turístico argentino,
dentre profissionais, imprensa, formadores de opinião e autoridades, além dos
co-expositores brasileiros representando as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
Entre as atrações que o Rio Grande do Sul apresentará aos participantes, está
um show com Os Fagundes & Convidados, considerado um dos principais nomes
da música do Sul do Brasil. O repertório contará com chacarera, samba, milonga
e o chamamé cantado em espanhol e em português. Além da parte cultural,
outro destaque gaúcho será o cardápio preparado pela Coordenadora Geral da Ala
Residencial do Palácio Piratini, Jussara Pereira Dutra, que vai preparar pratos
como: ragu de charque com aipim, galeto ao primo canto, sagu com creme, arroz
carreteiro, ambrosia, mousse de cachaça e variedades de brigadeiro gourmet.
“Temos dado um destaque especial, em todos os eventos,
para a diversidade de nossa gastronomia e nossa música. Nossas pesquisas
internas indicam que essas duas formas de expressão de nossa cultura são
verdadeiros cartões-postais do Brasil”, afirma Flávio Dino, presidente da
Embratur. O projeto Goal to Brasil seguirá ainda pela França (Paris), Portugal
(Lisboa), Canadá (Toronto), Itália (Milão), Espanha (Madri), México (Cidade do
México), Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai
(Montevidéu) e EUA (Nova York). A 1° edição do evento foi realizada em julho,
no Chile, tendo Brasília como cidade tema e, na Colômbia, em agosto, o tema foi
o Brasil.
A ação tem parceria com o Ministério do Turismo,
Ministério do Esporte, Ministério das Relações Exteriores/Embaixadas
Brasileiras, governo dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo
e da Copa das cidades-sede e FIFA).
O mercado argentino
A Argentina é um dos 17 mercados prioritários de
atuação da Embratur. Em 2011, este país foi o 1° maior emissor de turistas para
o Brasil, mantendo a posição no ranking em relação a 2010. Somente no ano
passado, foram 1.593.775 mil turistas argentinos visitando o Brasil contra
1.399.592 mil no ano anterior. Esses números mostram que a Argentina é
responsável por 29,33% do receptivo de visitantes estrangeiros.
Além de ser um dos principais emissores de turistas, a
Argentina está localizada na América do Sul, continente considerado prioritário
para a promoção dos destinos turísticos brasileiros. “Para alcançarmos a meta
de 10 milhões de visitantes em 2020, precisamos investir no turismo
intrarregional, muito praticado na Europa”, destacou o presidente da Embratur.
Ainda de acordo com ele, é necessário investir na ampliação da malha aérea com
esse país para intensificar o fluxo de turistas. Atualmente são 252 freqüências
semanais e o total de assentos ofertados por semana é 43.184 mil.
Comentários