NA ARGENTINA, EMBRATUR PROMOVE TURISMO PARA COPA




Em sua 3° edição, “Goal to Brasil” vai a Buenos Aires, capital do maior emissor de turistas para o Brasil, divulgar a agentes de viagem os diferentes destinos próximos às 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014

Amanhã (11), o maior emissor de turistas para o Brasil, a Argentina, receberá a 3° edição do Goal to Brasil, evento de promoção dos destinos brasileiros no exterior, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Durante o evento, são apresentados a agentes de viagem os diversos roteiros turísticos a ser oferecido para o público que virá ao Brasil em virtude da Copa do Mundo 2014. Em cada edição, um estado tem maior espaço para apresentar seus destinos turísticos. Em Buenos Aires, o estado-anfitrião será o Rio Grande do Sul.

O evento terá duração de um dia e contará com a presença de aproximadamente 300 convidados do mercado turístico argentino, dentre profissionais, imprensa, formadores de opinião e autoridades, além dos co-expositores brasileiros representando as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Entre as atrações que o Rio Grande do Sul apresentará aos participantes, está um show com Os Fagundes & Convidados, considerado um dos principais nomes da música do Sul do Brasil. O repertório contará com chacarera, samba, milonga e o chamamé cantado em espanhol e em português.  Além da parte cultural, outro destaque gaúcho será o cardápio preparado pela Coordenadora Geral da Ala Residencial do Palácio Piratini, Jussara Pereira Dutra, que vai preparar pratos como: ragu de charque com aipim, galeto ao primo canto, sagu com creme, arroz carreteiro, ambrosia, mousse de cachaça e variedades de brigadeiro gourmet.

“Temos dado um destaque especial, em todos os eventos, para a diversidade de nossa gastronomia e nossa música. Nossas pesquisas internas indicam que essas duas formas de expressão de nossa cultura são verdadeiros cartões-postais do Brasil”, afirma Flávio Dino, presidente da Embratur. O projeto Goal to Brasil seguirá ainda pela França (Paris), Portugal (Lisboa), Canadá (Toronto), Itália (Milão), Espanha (Madri), México (Cidade do México), Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu) e EUA (Nova York). A 1° edição do evento foi realizada em julho, no Chile, tendo Brasília como cidade tema e, na Colômbia, em agosto, o tema foi o Brasil.

A ação tem parceria com o Ministério do Turismo, Ministério do Esporte, Ministério das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras, governo dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede e FIFA).

O mercado argentino

A Argentina é um dos 17 mercados prioritários de atuação da Embratur. Em 2011, este país foi o 1° maior emissor de turistas para o Brasil, mantendo a posição no ranking em relação a 2010. Somente no ano passado, foram 1.593.775 mil turistas argentinos visitando o Brasil contra 1.399.592 mil no ano anterior.  Esses números mostram que a Argentina é responsável por 29,33% do receptivo de visitantes estrangeiros.

Além de ser um dos principais emissores de turistas, a Argentina está localizada na América do Sul, continente considerado prioritário para a promoção dos destinos turísticos brasileiros. “Para alcançarmos a meta de 10 milhões de visitantes em 2020, precisamos investir no turismo intrarregional, muito praticado na Europa”, destacou o presidente da Embratur. Ainda de acordo com ele, é necessário investir na ampliação da malha aérea com esse país para intensificar o fluxo de turistas. Atualmente são 252 freqüências semanais e o total de assentos ofertados por semana é 43.184 mil.

Comentários