História do Tropeirismo será contada durante a 9ª FEIRATUR



Montados em mulas e cavalos, homens conduziam suas tropas a fim de levarem mercadorias para diversos povoados. Os condutores eram chamados de tropeiros. O costume aconteceu por muitas décadas no Brasil desde o século 17 e suas influências e tradições chegam aos dias atuais.
O tema Tropeirismo será abordado em palestras da 9ª FEIRATUR - Turismo Rural – Casa & Campo no Seminário Nacional do Turismo Rural. O evento, que acontece de 20 a 23 de setembro no Parque da Água Branca em São Paulo, contará com historiador Carlos Solera, Presidente Honorário da Associação Brasileira de Turismo Rural – (ABRATURR) para ministrar dois painéis sobre o assunto.
Todas as palestras sobre o Tropeirismo acontecerão no dia 21. A primeira delas será às 09h30 com o tema Portugal e Espanha no Caminho das Tropas. Histórico e Legado da Cultura do Tropeirismo apresentado por Carlos Solera. O historiador, às 11h00, também apresentará o painel Raízes Brasileiras do Tropeirismo - Projeto Tropeiro Brasil junto com convidados.
No período da tarde, às 14h00, será a vez do produtor cultural Antonio Carlos Pedro Ferreira apresentar a palestra Economia Criativa no Tropeirismo. O tema das 15h30 será Prosa Tropeira – Casos e Causos de Sucesso, apresentado pelo sociólogo Ocílio José Azevedo Ferraz.
O Seminário Nacional do Turismo Rural terá, ainda, palestras voltadas para o setor turístico e hoteleiro. As inscrições são gratuitas. Os visitantes da FEIRATUR poderão conhecer também as mais diferentes faces do turismo rural no Brasil com a exposição de Estados e cidades no Salão dos Destinos Rurais. Destaque ainda para os setores Salão Kids e Expocavalos.
A FEIRATUR é realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo Regional (IBTR).
Serviço
9ª FEIRATUR – Turismo Rural – Casa & Campo
Onde: Parque da Água Branca
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 - São Paulo (SP)
Quando: de 20 até 23 de setembro
Horário: dias 20, 21 e 23 das 09h00 às 18h00 e dia 22 das 09h00 às 19h00
Inscrições Gratuitas pelo site:

Comentários