Conferência discute o desenvolvimento de Rio Grande do Norte




Edição potiguar da Code será realizada junto com a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR)

Rio Grande do Norte receberá, de 10 a 12 de setembro, sua primeira edição da Conferência Estadual do Desenvolvimento (Code), organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).  Em parceria com o Ministério de Integração Nacional (MI) e o governo de Rio Grande do Norte, o Ipea reunirá, em mesas e painéis, representantes da sociedade civil, academia, empresariado e poder público (pesquisadores, gestores públicos, estudantes e autoridades, entre outros), para debater os temas relacionados ao desenvolvimento do país e do estado. O evento ocorrerá no Hotel Parque da Costeira  (Av. Senador Dinarte de Medeiros Mariz, 1195, Ponta Negra - Natal/RN). As inscrições são abertas ao público e devem ser feitas pelo site: www.ipea.gov.br/code.

As Conferências Estaduais do Desenvolvimento são realizadas desde 2011 e antecedem a etapa nacional, que ocorre em Brasília. No primeiro ano, São Paulo, Paraíba e Bahia realizaram suas Codes. Todas as etapas do evento deste ano ocorrerão em simultâneo às Conferências estaduais e Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), promovidas pelo Ministério da Integração Nacional (MI), e terão como eixos quatro temas:

  • Governança, participação social e diálogo federativo;
  • Financiamento do desenvolvimento regional;
  • Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade;
  • Vetores de desenvolvimento regional sustentável.

A parceria entre Ipea e Ministério da Integração permitirá a realização de Conferências do Desenvolvimento em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os painéis e mesas de debate da Code subsidiarão as discussões dos grupos de trabalho da CNDR. Ao final do processo das conferências, serão definidos princípios e diretrizes para a elaboração da nova versão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Conferência

A etapa potiguar da Code e da CNDR é promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec/RN). Confira abaixo a participação do Ipea nos painéis da Conferência do Rio Grande do Norte e para mais informações, acesse a programação completa do evento.

10 de setembro, segunda-feira

Painel de abertura – 16h
Francisco Assis Costa, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea

11 de setembro, terça-feira – das 8h45 às 12h

Painel 1 – Governança, participação social e diálogo federativo
Raimer Rodrigues Rezende, pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea

Painel 2 – Financiamento do desenvolvimento regional
Carlos Wagner Albuquerque de Oliveira, coordenador de Estudos Regionais do Ipea

Painel 3 – Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade
Sandro Pereira Silva, técnico da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea

Painel 4 – Vetores de desenvolvimento regional sustentável
João Maria de Oliveira, técnico da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea


Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Comentários