A Secretaria
de Turismo do Estado lançou o Bahia Turismo Copa, nesta segunda-feira (24),
durante evento realizado no Centro de Convenções, em Salvador. O programa, que
inclui ações em dez linhas de atuação, terá investimentos de R$ 280 milhões que
serão distribuídos desde obras de infraestrutura turística a qualificação
profissional, promoção do destino, comunicação e aprimoramento dos serviços
turísticos.
Durante o
lançamento do programa, o secretário Domingos Leonelli afirmou que o Bahia
Turismo Copa representa um conjunto de ações turísticas com parceiros em todo o
governo como a Secopa e as secretarias da Segurança Pública e Educação, além de
outros órgãos. “Vamos receber turistas qualificados, que precisam de atenção
especial, o que nos demandará a melhoria dos serviços turísticos e
investimentos diversos em infraestrutura”, conta.
Dentre as
obras e projetos já em andamento e com recursos garantidos do Ministério do
Turismo e do Governo Estadual, estão: a recuperação da Feira de São Joaquim; a
2ª etapa da Orla de Salvador; a construção de um palco móvel no Pelourinho; a
requalificação da Rua Chile e entorno; requalificação do Terminal Náutico;
implantação de bases de charters na
Baía de Todos-os-Santos e reforma dos equipamentos náuticos de Salvador.
“Também vamos implantar placas de sinalização turística e rodoviária em mais de
um idioma, em Salvador e nos seus portões de entrada, acessibilidade no Porto
da Barra e nos sete pontos mágicos, além de módulos e postos de informação
turística nas sedes do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão e em outros
pontos da cidade”, garante o secretário.
Ações em
qualificação vão beneficiar mais de 10 mil
Durante o
lançamento do Programa Bahia Turismo Copa, a superintendente de Serviços
Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, explicou que os programas de capacitação
profissional e empresarial vão beneficiar mais de 10 mil pessoas em Salvador e
nos municípios que fazem parte do entorno na Costa dos Coqueiros e Baía de
Todos-os-Santos. “Somente no Pronatec serão 5 mil beneficiados com aulas em
idiomas (Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais – Libras) . Além disso,
haverá ainda cursos voltados para taxistas, policiais militares, civis e
integrantes da Guarda Municipal de Salvador”, disse Cássia.
Nas ações de
hospitalidade, o governo viabilizou R$ 300 milhões através de linhas de crédito
do Banco do Nordeste e Desenbahia para recuperação e reforma do parque
hoteleiro de Salvador. Também haverá apoio aos empreendimentos nas categorias
cama e café para a recepção de visitantes durante a Copa.
Serviços
Turísticos – As ações
de receptivo ao turista também estão a todo o vapor no Bahia Turismo Copa. O
projeto Guias e Monitores do Turismo, que já funciona com sucesso há cinco
anos, no Carnaval, será adaptado para a Copa das Confederações e Copa do Mundo,
com mais de 600 profissionais nos principais pontos turísticos e terminais,
como aeroporto, rodoviária, porto, ferry-boat e estação de passageiros do
Comércio.
O Disque
Bahia Turismo, principal call center
de informações turísticas do país, também será reforçado, tendo o número de
idiomas ampliado de três (Inglês, Espanhol e Português) para pelo menos cinco
línguas.
Sites,
aplicativos e totens também serão disponibilizados gratuitamente para baianos e
turistas, durante os megaeventos esportivos. “A ideia é mantê-los conectados e
oferecer todo o suporte de informações turísticas”, afirmou Clarissa Amaral,
superintendente de Investimentos em Polos Turísticos da Setur.
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