Salvador sedia a I Conferência Cultural & Diáspora Global Axé de 7 a 11 de agosto



Um grupo formado por 120 turistas afro-americanos, jamaicanos e nigerianos participa em Salvador da I Conferência Cultural & Diáspora Global Axé, de 7 a 11 de agosto, em diferentes locais da cidade. Durante cinco dias os visitantes acompanham a programação composta por 12 sessões temáticas, com 33 oficinas (workshops), 23 painéis e 11 sessões para os jovens. O evento é organizado pela Ong norte-americana Ifetayo Cultural Arts Academy Inc, que há 23 anos desenvolve projetos educacionais e profissionais para apoiar jovens carentes com descendência africana. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e Bahiatursa
 Os afro-americanos tiveram já na abertura do evento, nesta terça-feira (7), no Espaço Cultural da Barroquinha, às 19h, a força da ancestralidade africana na Bahia, representada pelo belo dos mais belos, o bloco-afro Ilê Aiyê. Em meio à apresentação, a fundadora e presidente da Ifetayo, Kwayera Archer- Cunningham destacou a importância dos participantes da conferência compartilharem histórias e informações sobre a raiz africana. “É importante manter viva a força da nossa cultura afro.”, disse Kwayera.
As atividades acontecem na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia e na Faculdade Dom Pedro II. Na sexta-feira (10), o destaque fica por conta da palestra sobre a cultura do Yorubá e as similaridades da tradição nos três continentes, com a participação da princesa-chefe da Nigéria, Iya Adedoyin Talabi Faniyi. Após o término da conferência, os visitantes continuam no Estado para participarem da Festa da Boa Morte, que acontece de 12 a 15 de agosto, no município de Cachoeira.
O gerente do Mercado Americano da Bahiatursa, Billy Arquimimo, classificou o evento como uma conquista para o segmento do Turismo Étnico-afro do Estado. “Há cinco anos que a Setur e a Bahiatursa promovem a Bahia em eventos internacionais, para aumentar o fluxo turístico e atingir o público afro-americano”, ressalta Arquimimo. Para ele, a vinda do grupo confirma os bons resultados dessa iniciativa. Ainda de acordo com Arquimimo, durante o mês de agosto, a Bahia terá 500 turistas afro-americanos circulando pelo Estado.
Para mais informações sobre a conferência, basta acessa o site oficial do evento através do link (www.globalaxe.org) .  

Comentários