População elegerá prioridades para o Turismo


Plenária do Orçamento Participativo acontece na próxima segunda-feira (20)
O planejamento estratégico para o turismo do Recife será definido em conjunto com a população a partir da plenária do Orçamento Participativo de Turismo na próxima segunda-feira (20), às 19h, no antigo Colégio Nóbrega. Na pauta, cinco eixos de ações serão votados, dos quais serão escolhidas três prioridades. A cédula de votação engloba projetos de sensibilização turística, qualificação da cadeia produtiva do turismo, promoção, eventos e gastronomia e a Copa do Mundo e Copa das Confederações.
No projeto de sensibilização turística, estão previstas a continuidade de ações como o Conheça o Recife, que a cada sábado realiza um roteiro gratuito pela cidade, contribuindo para que os recifenses descubram a histórica e cultura local e se tornem anfitriões mais informados. Além disso, engloba passeios ciclísticos, estimulando a atividade física, mobilidade urbana e informações turísticas. O projeto prevê ainda ação de turismo para a melhor idade.
O segundo eixo é o da qualificação da cadeia produtiva do turismo. A proposta é de palestras, mini cursos e oficinas de informações turísticas, empreendedorismo, qualidade no atendimento, manipulação de alimentos, além de combate à homofobia e exploração sexual infanto-juvenil.
Outro projeto na cédula de votação é promoção, que envolve o programa Recife te quer com ação de marketing de destino para o público-final, além de investimento em tecnologia para o acesso à informação turística e folheteria.
O quarto eixo de votação é o de eventos e gastronomia. A ideia é incentivar os festivais gastronômicos, em especial os que valorizem os mercados públicos e as comunidades no maior polo gastronômico do Norte/Nordeste. Ainda no setor de eventos, proporcionar à população e turistas o lazer e entretenimento em atividades artísticas e culturais.
Por fim, o último eixo para votação é o da Copa das Confederações e Copa do Mundo. A iniciativa visa produzir material específico para os turistas que vierem para os dois eventos esportivos. Está prevista ainda a realização de um ciclo de palestras nas comunidades apresentando o mundial esportivo como uma grande oportunidade para desenvolvimento da cidade.

Comentários