Festival do Litoral do Paraná promove o turismo sustentável “Evento vai debater a preparação das praias paranaenses para Copa de 2014”



            A  Associação de Hostels do Estado do Paraná -www.alberguespr.com.br vai participar da segunda edição do  Festival de Turismo do Litoral do Paraná.

            O evento acontece entre os dias 16 e 19 de agosto, em Paranaguá., com o  tema “O Desafio do Turismo Sustentável no Litoral do Paraná”. Durante os três dias, serão realizadas feiras, palestras, oficinas, exposições,  apresentações culturais e uma arena gastronômica com chefs de restaurantes da região, que irão apresentar alguns pratos típicos da região.


            A Associação de Hostels do Estado do Paraná  participa divulgando seus  Hostels credenciado pela Hostelling International, localizados  em Foz do Iguaçu, Curitiba e os hostels  do litoral -  Ilha do Mel, Superagui e Paranaguá.  Os HI hostels paranaenses totalizam 705 leitos. 

            Durante o evento serão realizados  sorteios de diárias os visitantes poderão fazer sua carteira, nacional, família ou internacional no estande.  A  carteira de “associado HI”, proporciona descontos em vários atrativos turísticos  nacionais e internacionais.
            No Paraná  a carteira de associado da HI oferece desconto que varia de 15% a 20%  em atrativos como o Serra Verde Express, Segway e Kuritibike, em Foz do Iguaçu -  Itaipu Binacional, Macuco Safari, Restaurante Porto Canoas e Churrascaria Rafain.
                A rede Hostelling International - HI Hostels-  é a maior rede de hospedagem econômica mundial, apresentando um “know-how” de mais de  100 anos de atividades, quatro milhões de associados e quatro mil estabelecimentos no mundo.  No Brasil, conta com cem mil  associados e cerca de cem  hostels  localizados  nos principais destinos turísticos do país.

            Para o organizador do evento Carlos Gnata, da Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (ADETUR), “ como as cidades litorâneas foram listadas no roteiro turístico da Copa de 2014 e, com a proximidade do evento, é preciso focar em ações e metas que venha a contribuir para aprimorar o atendimento ao turista”.Entre os  temas abordados além do  turismo histórico, cultural, náutico e o ecoturismo vai ser focado a questão de acessibilidade no litoral. A ideia é incentivar o turismo no litoral e debater ações que possam viabilizar a prática sustentável, de maneira responsável.
            O Festival  tem como objetivo promover o turismo no Litoral do Estado.
            O evento é uma realização da ADETUR Litoral (Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná) e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, AMLIPA - Associação dos Municípios do Litoral do Paraná, Fecomércio, Sebrae-PR, Abrasel Paraná, UFPR Litoral, ABIH-PR, Isulpar, Rádio Difusora, Litoral Sul FM, Ilha do Mel FM, e Patrocínio Master da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá e Folha do Litoral. Mais informações no site www.festivaldolitoral.com.br.
Serviço:
Festival de Turismo do Litoral do Paraná
Data: de 16 a 19 de agosto
Local: Center Port – Avenida Coronel José Lobo, 711 – Oceania – Paranaguá/PR
Programação: www.festivaldolitoral.com.br
Promoção: Alô Eventos

Os Atrativos do Litoral paranaense
            O Litoral paranaense possui uma série de atrações turísticas, para todos os tipos de visitantes como pontos históricos, culturais, gastronômicos, além de atrativos para aqueles que gostam de emoções radicais como praticar rafting e caminhada em trilhas de mata nativa.
            Entre os principais roteiros está a Ilha do Mel, que fica situada a 4 km do litoral, Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. A ilha possui praias paradisíacas de águas cristalinas que encantam os visitantes. A Ilha entrou no roteiro turístico brasileiro por conta de sua  beleza e da preservação ambiental, 90% de toda a sua  área  é protegida.  A Ilha conta com dois hostels  credenciados pela Hostelling International:
HI Marimar Encantadas Hostel  - www.hostelmarimar.com.br
HI Marimar Farol Hostel -    info@pousadamarimar.com.br

            O Parque Nacional do Superagui é constituído por ilhas que preservam toda fauna e flora local. Assim como a Ilha do Mel, também é reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade. A região é de fundamental importância para preservação da fauna marinha, possuindo restingas, manguezais e grandes áreas de praias virgens como a Praia Deserta, que tem 38 km de extensão.
HI Superagui Hostel - www.pousadasuperagui.com.br
            Além disso, o litoral também é conhecido por suas cidades históricas, que contam um pouco da colonização do Estado. Os principais roteiros são as cidades de Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Paranaguá.
HI Continente Hostel  - Paranaguá - info@hostelcontinente.com.br
            Informações sobre o litoral no Paraná no site www.adeturlitoral.com.br. que tem todos os pontos turísticos da região, com informações de locais para hospedagem e para refeições.    
            HI Hostels credenciados em Foz do Iguaçu e Curitiba
HI Paudimar Hostel  - info@paudimar.com.br  
HI Paudimar Falls Hostel   - www.paudimarfalls.com.br

HI Curitiba Eco Hostel   - www.curitibaecohostel.com.br
HI Roma Hostel  -  www.hostelroma.com.br

            Estão com previsão de credenciamento a rede paranaense da  Hostelling International Brasil  a terceira unidade de HI Hostel em Curitiba, em Ponta Grossa e em Maringá.

Comentários