Estudo
foi realizado pelo Sebrae em parceria com a CNTur
Quem faz turismo no Brasil? O que eles pensam? O que procuram? Quais as
principais reclamações? As respostas para essas e outras perguntas podem ser
encontradas na pesquisa Perfil do Turista e dos Segmentos de Oferta –
Comportamentos e Percepções. Trata-se de um estudo inédito produzido a partir
da parceria do Sebrae
com a Confederação Nacional do Turismo (CNTur) que será lançado nesta
terça-feira (10), às 14h, em São Paulo.
O estudo foi realizado com o apoio da metodologia de focus
groups, aplicada nas cinco regiões do país. A pesquisa reúne informações
que revelam o pensamento dos consumidores de turismo, tanto sobre os destinos
já consagrados como sobre os lugares ainda pouco explorados. Para a gerente de
Atendimento Coletivo Serviços do Sebrae, Ana Maria Coelho, o documento vai
auxiliar a cadeia produtiva do turismo a definir as ações mais adequadas para
atrair os clientes.
“A partir de informações por segmento, como feito na
pesquisa, as percepções extraídas do olhar do consumidor são importantes para
tornar os pequenos negócios turísticos mais competitivos. O estudo foi
realizado com foco em preço, segurança, hospitalidade e gastronomia, por
exemplo”, explica Ana Maria Coelho.
O levantamento integra o projeto Fortalecimento da Gestão
das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, que prevê ações de
capacitação em gestão, aprimoramento e qualificação na prestação de serviços
para ampliar a satisfação dos consumidores. Também mostra que a satisfação dos
clientes que já visitaram uma determinada localidade é um dos principais
fatores para a promoção do destino turístico.
É o efeito "boca a boca", que se caracteriza
quando uma pessoa comenta com outra sobre a qualidade de um determinado lugar
visitado. A partir da consolidação dessa informação, os agentes produtivos
podem traçar planos para superar as dificuldades, como treinamentos,
qualificações profissionais, hospitalidade e ética, tanto para os empresários
de MPE quanto para os funcionários.
O estudo indica que receber bem o turista de negócios, por
exemplo, é importante para fidelizar e dinamizar as vendas de um determinado
destino. A oferta diversificada implica no aumento da receita. Já o fator
inflação demonstra a necessidade de transparência e adequação do produto ou
serviços ao preço cobrado.
O lançamento da pesquisa Perfil do Turista e dos Segmentos
de Oferta – Comportamentos e Percepções será realizado no Hotel Bourbon
Convention Ibirapuera, em São Paulo.
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