Festuris alerta para demanda no turismo acessível




Apenas no Brasil, segundo o Censo, há mais de 51 milhões de deficientes

São quase 36 milhões de brasileiros que possuem deficiência visual, mais de 9 milhões que sofrem de audição, 13 milhões portadores de dificuldade motora e 2,6 milhões com deficiência mental ou intelectual. No total, 51,6 milhões de deficientes no Brasil. São números como esses, divulgados pelo Censo, que fazem da acessibilidade uma preocupação para a organização do Festival do Turismo de Gramado (Festuris). De 22 a 25 de novembro, o tema ganha destaque no evento, que terá um salão específico com expositores ligados ao turismo acessível, além de palestras voltadas ao assunto no congresso do festival.

As assessoras promocionais Tânia Brizolla e Márcia Godinho, da empresa de consultoria Prisma, consideram todos os exemplos em relação ao tema válidos para mostrar a importância do desenvolvimento do turismo com acessibilidade. Citam o caso de Socorro, no interior de São Paulo, que tem iniciativas pioneiras e que fizeram da cidade referência mundial em Aventura Especial. Em 2008, quando iniciou o projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos, muitas ações já estavam acontecendo. A prefeitura investiu na criação de roteiro adaptado, que interliga dez pontos turísticos totalmente trafegáveis por turistas com deficiência, na região central de Socorro.

Tânia explica que, apesar da acessibilidade estar relacionada à adaptação de edificações e equipamentos para o alcance e utilização do portador de deficiência, também tem outras aplicações importantes. É o caso dos turistas idosos, que cada vez mais aumentam – especialmente pelo crescimento da população da terceira idade – e das crianças – que precisam de espaços adequados e sempre viajam acompanhadas da família, tornando-se um público de grande interesse para o turismo.

O FESTURIS
Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Com mais de 350 expositores, o Festuris recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

Comentários