EMBRATUR E SETOR DE TURISMO CARIOCA DEBATEM OS MEGAEVENTOS




Instituto apresenta resultado de pesquisa realizada com participantes da Rio+20 ao Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro para acertar preparativos para os megaeventos

O diretor de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marcelo Pedroso, representando o presidente Flávio Dino, apresentou hoje, durante a 41ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, a “Pesquisa de Percepção do Brasil por Estrangeiros Durante a Rio+20”. “Antes de falar sobre os resultados do documento, gostaria de saudar a cidade do Rio de Janeiro por tornar-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana”, falou durante abertura do encontro.

“Este Conselho reúne os principais atores do turismo do estado do Rio de Janeiro e dez membros do Conselho Nacional de Turismo, e por isso, é de fundamental importância que eles conheçam os resultados da pesquisa, que deve servir de instrumento para alinhar os preparativos para os próximos grandes eventos que serão realizados no Rio de Janeiro e no Brasil”, disse Marcelo Pedroso.

Pedroso ressaltou que, ao todo, foram entrevistadas 228 pessoas, entre delegados e jornalistas estrangeiros, de 42 países, entre aqueles de regiões com maior percentual de emissão de turistas para o Brasil, ou seja, América do Sul, América do Norte e Europa. “A pesquisa buscou saber o que eles acharam dos atrativos e serviços turísticos oferecidos pelo país. O objetivo é definir quais os pontos fortes e quais os desafios que ainda restam para a organização dos próximos megaeventos”, explicou aos conselheiros.

O diretor da Embratur também ressaltou os resultados referentes às características de infraestrutura. “Hotelaria, aeroporto, limpeza pública, segurança, serviços de taxi têm boas avaliações. Já os serviços de telefonia e internet, sinalização turística e trânsito merecem atenção” ressaltou Pedroso.

Sobre a imagem do Brasil como anfitrião, a pesquisa revela que as belezas naturais, a personalidade do brasileiro e a hospitalidade são as características nacionais mais marcantes para os participantes do evento. Sobre os serviços e infraestrutura turística apresentados pelo país, 81% dos visitantes estrangeiros disseram acreditar que o país já está ou estará preparado para sediar os megaeventos programados para acontecer nos próximos anos.

Quando perguntados sobre a visita ao país, 68% disseram que a experiência correspondeu ou superou as expectativas. Dos entrevistados, 59% ressaltaram que a imagem que tinham do Brasil melhorou após a visita. E quando perguntados sobre o interesse de retornar, 97% responderam que pretendem voltar.

No entanto, quando perguntados sobre “O que o Brasil tem de mais negativo como destino turístico?”, a principal resposta (com 24%) é “Preços”. Por isso, a Embratur criou, por portaria, uma Pesquisa Internacional de Preços da Hoteleira, com o objetivo de monitorar a competitividade do setor frente a outros países e estudar medidas de estímulo ao setor, se necessárias.

Preparativos para os megaeventos

Durante sua apresentação, Pedroso reforçou que a pesquisa mostra que o trabalho de preparação para os megaeventos está no caminho correto e aponta alguns itens em que é necessário reforçar as ações. “Como afirmou o presidente Flávio Dino, neste momento, é importante ter instrumentos que avaliem o trabalho realizado até hoje e qual direção devemos tomar para atender cada vez melhor o turista. O Brasil tem uma agenda positiva pela frente, que inclui a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, e a imagem do país que ficará após esses eventos será um de nossos principais legados para o mundo”, disse o diretor.

O secretário Especial de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Pedro Augusto Guimarães, apresentou os resultados pela realização da Rio+20. Segundo ele, o evento gerou R$ 274 milhões em hospedagem, transporte e alimentação, e mais de 3,5 mil eventos paralelos. “Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, fechamos um novo projeto de sinalização turística da cidade, com o Ministério do Turismo”, ressaltou Guimarães, dizendo que este já foi um grande avanço na preparação da cidade para realizar os próximos megaeventos que serão realizados na capital fluminense.

“Com o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Londres, o Rio de Janeiro se tornará a próxima cidade olímpica, e todas as atenções estarão voltadas para cá. Nossos esforços estão sendo concentrados para potencializar nossos diferenciais e minimizar nossas fragilidades”, finalizou o secretário.

Projeto Goal to Brasil

Durante sua participação na 41ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Marcelo Pedroso também falou sobre as últimas ações realizadas pela Embratur, entre elas a realização do projeto “Goal to Brasil”, que consiste em 14 eventos realizamos em 12 países em que o Brasil será o tema central.

A cada encontro, além dos destinos brasileiros estarem em destaque, uma cidade-sede será anfitriã. A primeira edição aconteceu na última quinta-feira (5) em Santiago, no Chile, e teve Brasília (DF) como anfitriã. “A ideia é apresentar ao mundo, com riqueza de detalhes, o que cada estado tem de melhor em sua gastronomia, cultura, música e atrativos turísticos. Além disso, mostrar os atrativos das cidades-sede e a capacidade de receber uma Copa do Mundo”, disse Pedroso.

O diretor da Embratur ressaltou ainda que o presidente Flávio Dino tem focado seu trabalho na diversificação da imagem do Brasil no exterior, a partir da inserção de novos componentes que projetem o país no mercado internacional. “Além de nossos atributos de Sol e Praia, pelos quais já somos mundialmente conhecidos, queremos agregar nossas manifestações culturais, como música, gastronomia e artes, que são uma boa tradução da alma brasileira, que é o que mais encanta o turista estrangeiro”.

Partindo desse princípio, a cultura será o tema principal da nova campanha publicitária da Embratur para divulgar o Brasil como destino turístico. O lançamento será feito pela presidenta Dilma Rousseff, durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres, em julho. As peças enfatizarão o Brasil como uma Nação de grandes encontros.



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