Concurso Mundial Bruxelas-Brasil, no Costão do Santinho, segue com avaliação de cachaças no segundo dia de degustações





A 9a. edição do Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil - Concurso Mundial de Bruxelas-Brasil (CMBB), que este ano é realizado em Florianópolis, no Costão do Santinho, começou nesta segunda-feira com avaliações de vinhos brancos, rosés e tintos das diferentes regiões vinícolas do Brasil. O júri é formado por jornalistas experts internacionais vindos do Chile, Uruguai, Canadá, da Suíça, França e Bélgica e brasileiros, com experiência em concursos internacionais. Hoje, segundo dia do evento, foram avaliados vinhos e cachaças, também de diversas regiões do país. No terceiro e último dia (quarta-feira, dia 4), os  jurados avaliarão  mais destilados brasileiros. Os resultados serão divulgados na própria quarta-feira, com entrega de medalhas em evento à noite, dentro do Resort.  Na quinta-feira, os jurados seguem em viagem para a Serra Catarinense, para visitar algumas vinícolas representativas da boa enologia de Santa Catarina. Ao todo, o concurso terá avaliado mais de 240 amostras, dentro das regras internacionais adotadas pela organização do Concurso Mundial de Bruxelas, considerado o maior concurso de vinhos e destilados do mundo, realizado sempre em uma cidade européia. O diretor do concurso de Bruxelas, Baudouin Havaux, há 10 anos apostou no potencial dos produtos brasileiros no mercado externo e trouxe para o país a versão brasileira do concurso. O objetivo do CM BB é o de promover os vinhos e destilados do Brasil para o mercado interno e para o exterior. Cada um dos jurados leva aos seus países, através de seus veículos de comunicação, as impressões dos produtos brasileiros que aqui provaram, o que representa uma verdadeira vitrine dos produtos do Brasil para o mercado externo.

Cenário brasileiro
As degustações para avaliação dos vinhos e destilados acontecem sempre no período da manhã. À tarde, nesta segunda-feira, os jurados assistiram a  duas palestras sobre o mercado brasileiro. Uma delas, ministrada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), mostrou as diferentes regiões vinícolas do país, a evolução da produção e dados de exportação dos vinhos brasileiros,que em 2011 foi de US$ 4.453.546 FOB. O cenário atual do vinho brasileiro mostra um total de 82 mil hectares de uvas plantadas, sendo 10 mil hectares de uvas viníferas. O Brasil produz 330 milhões de litros e vinhos por ano no total, sendo 80 milhões de vinhos finos e 13 milhões de vinhos espumantes, segundo dados do Ibravin.

Outra palestra desse primeiro dia do concurso foi apresentada pela Ampaq - Associação dos Produtores de Cachaças de Qualidade, que mostrou a importância histórica desse destilado genuinamente brasileiro e seu potencial. A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo (e seu consumo ainda é essencialmente brasileiro) , atrás apenas da vodca e do sojo (um destilado asiático de arroz). A produção anual é de 1,5 bilhões de litros, sendo 30% de alambiques e as demais, industriais. Minas Gerais responde por 50% dessa produção de alambique, segundo dados da Ampaq.

Comentários