CÂMARA EMPRESARIAL DE TURISMO DISCUTE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA PARA A BAHIA




Na tarde desta quarta, 25, os empresários integrantes da Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (CET-BA), da Fecomercio-BA, assistiram à apresentação do superintendente de Transportes da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, Ivan Barbosa, sobre os principais projetos de infraestrutura que estão nos planos do Governo do Estado. “Estamos num momento de equalização, é a hora de recebermos opiniões dos empresários sobre o que está sendo planejado, colocando os questionamentos em pauta”, considerou Barbosa.

Programa Aeroportos Bahia
Entre os projetos apresentados destacaram-se os investimentos nos aeroportos, atuais e futuros, a exemplo do equipamento de Lençóis, que vai receber aporte de R$ 50 milhões em melhorias; e o novo aeroporto na Costa do Descobrimento, que representará investimento da ordem de R$250 milhões. “A secretaria tem trabalhado nas concessões dos aeroportos, atraindo investimentos da iniciativa privada”, disse Barbosa. Um dos pontos criticados pelos empresários do trade foi a localização do aeroporto de Ilhéus que não beneficia a região turística de Itacaré, que tanto atrai os turistas nacionais e internacionais.

Para o secretário, o Porto Sul figura entre os projetos econômicos mais importantes da Bahia na atualidade, seguido pela Ferrovia Oeste-Leste, que ainda não tem previsão de conclusão devido a complexidade das obras. E enquanto a Ponte Salvador-Itaparica ainda parece um sonho distante, projetos de transporte aquaviário estão bem adiantados: “Já estão em andamento as concessões das linhas Salvador - Mar Grande e Salvador – Maragojipe que vão beneficiar a circulação de pessoas e mercadorias, representando um salto na economia do Recôncavo e da Baía de Todos-os-Santos”.

SOBRE A CET-BA
Fundada em 2011 pelo presidente da Fecomercio-BA, Carlos Amaral, a Câmara Empresarial de Turismo da Bahia tem como coordenador o empresário Cícero Sena. Atualmente, o órgão reúne 30 entidades ligadas ao turismo e comércio do Estado. A CET-BA vem promovendo encontros mensais com secretários do poder executivo e membros da Câmara com a finalidade de promover a cooperação mútua entre setores público e privado. Um dos maiores objetivos da entidade é o de fornecer subsídios à ação governamental através de um banco de dados atualizado com estatísticas que refletem o setor turístico baiano.

Comentários