Ana Selma Galvão anuncia exposição “Brasil: Origens Futebol Arte”




A artista plástica Ana Selma Galvão inaugura hoje(04), às 19h, na Galeria Newton Navarro, da Fundação da Capitania das Artes, a exposição “Brasil: Origens Futebol Arte”. Inspirada e contextualizada com a Copa do Mundo de 2014, que terá Natal como uma de suas cidades sedes, o evento conta a história da Copa do Mundo em papietagem e papel machê. A visitação acontece de segunda à sexta, das 9h às 16h e a expectativa é que cerca de três mil pessoas compareçam a exposição, que em abril de 2014 segue para Portugal.

Na exposição, a artista plástica remonta, sob um olhar criativo e inspirado, a linha cronológica do maior evento futebolístico do mundo, desde a taça Jules Rimet até a famosa bola Jabulani, da África do Sul. Com influência dos traços da cultura nordestina, as obras antecipam as sensações e a euforia que a capital potiguar viverá durante a realização dos jogos. O Rio Grande do Norte aparecerá nas cores e formas de suas frutas tropicais, além das suas marcas da origem indígena.

Todos os papéis usados na exposição foram doados pelo Hotel Pestana Natal e ao todo serão expostas cerca de 50 obras de arte. Durante o evento, Ana Selma Galvão homenageará o grande nome do futebol no Brasil, Pelé, e também o maior nome do esporte no Rio Grande do Norte, o ex-jogador Marinho Chagas.

Além de apreciar os trabalhos, quem visitar a exposição poderá interagir artisticamente com o “Ônibus da Copa”, retratado em uma tela de 2mx1,5m, onde cada um participante poderá deixar uma frase. Ao final, uma será eleita uma frase sugestiva do “Ônibus da Copa 2014”, que será encaminhada para um órgão responsável, que irá julgar o que será feita como ela.

A ambientação do projeto foi assinada pela arquiteta Maria Ivone Cardim, as fotos são de Cícero Oliveira, o visual e marketing é de Fabiane Alexandre e o design da programação visual de foi assinado por Diogo Cacho e Emerson José. Os incentivadores do projeto são: Prefeitura do Natal - através do Programa Lei Djalma Maranhão, Hotel Pestana Natal e Colégio CEI. Como apoio, a artista plástica conta com o Sebrae 2014, Infoarte, MV Companhia de Dança, FUNCARTE, Escola em Lisboa EB1 das Laranjeiras entre outros que participam participam dessa ideia.

Arte nas escolas

Como integrante de um projeto maior, o “Ana Selma Arte Ecológica nas Escolas”, que recebe o incentivo da Lei Djalma Maranhão, a exposição toma caráter itinerante e, em agosto, passa a ser levada para dez escolas da região metropolitana de Natal, sendo a primeira a Escola Estadual Winston Churchill.

Além disso, serão realizadas oficinas e palestras educativas, com o objetivo de dar acesso e fomentar a cultura na comunidade, além de ensinar a valorização da reciclagem nas funções da arte e proteção do meio ambiente, promovendo a reutilização de materiais para a manufatura de peças artísticas.

Comentários