Turismo verde na pauta



Ministro Gastão Vieira participa de painel Inovação Verde no Turismo e reforça a importância da inclusão do setor no documento final da Rio+20


Representantes do setor produtivo, entidades não governamentais e governo discutiram alternativas para fortalecer o turismo como vetor para um desenvolvimento sustentável. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, destacou exemplos práticos de destinos brasileiros que aplicaram na pratica o tripé: crescer, incluir e proteger. O debate fez parte do painel Inovação Verde no Turismo, no auditório CNC-SESC-SENAC, na Barra da Tijuca, pela programação alternativa da Rio+20.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, ressaltou a importância do consumidor na reestruturação da cadeia produtiva do setor. "O que estamos aprendendo no Brasil é que a conscientização nos abre uma excelente oportunidade de crescimento. Nossa cadeia produtiva está atenta a este turista consciente", afirmou.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, adiantou que a hotelaria tem adotado pratica compatíveis com os conceitos sustentáveis. "A indústria hoteleira se compromete a reduzir os gastos energéticos dos empreendimentos. Temos dialogado com o Ministério do Turismo para ampliarmos a nossa competitividade", disse.

Também participaram do evento Francisco Gaetani, secretario executivo do Ministério do Meio Ambiente, Márcio Favilla, diretor executivo da Organização Mundial do Turismo, Alain Dupeyras, representante da OECD Tourism Commitee, entre outros. Todos defenderam a inclusão do turismo no documento final da Rio+20.

  

Comentários