TTERMINAL DE PASSAGEIROS DE SAVONA SERÁ INAUGURADO EM 2013ERMINAL DE PASSAGEIROS DE SAVONA SERÁ INAUGURADO EM 2013





A Costa Crociere deu início, neste mês, a construção do segundo terminal de passageiros do porto de Savona, o Savona Palacrociere, na Itália. Com investimento de mais de 9 milhões de euros, a obra dobrará a capacidade do atual terminal.

Para realizá-la, foi anunciado um consórcio das empresas Project Managers PDR Bianchi –De Rege S.p.A. e  Aza-Aghito- Zambonini S.p.A. O novo terminal deverá operar a partir de setembro do ano que vem, no pico da temporada em Savona, enquanto o prédio, que também faz parte da obra, estará disponível em 15 meses.

Com área total de 3.500 m², será como um terminal satélite que funcionará juntamente com o já existente naquele porto, o Palacrociere, usando os seus serviços, mas com capacidade para operar de forma independente, com própria sala de espera, trânsito e local de manipulação de bagagens.

O design do novo terminal foi concebido pela empresa Studio Vicini Architetti (dos arquitetos Luigi Vicini e Andrea Piazza), que trabalharam nos projetos do Palacrociere (atual) e do terminal da Costa em Barcelona, na Espanha. Também contribuíram para o projeto as empresas Studio Tecnico Ingg, Montaldo e Canale e o C.V.D. Progetti Srl.

A operação envolvendo os navios da Costa provoca uma impacto econômico significativo na região. De acordo com estudo da Escola Politécnica de Negócios de Milão, a Costa Cruzeiros gerou mais de 5,5 milhões de euros diretamente na economia de Savona em 2010 e quase 230 milhões de euros na Ligúria, principalmente com a movimentação dos passageiros da companhia na região.

O já existente Palacrociere foi inaugurado em 2003 e desde então é operado pela Costa Crociere. Concebido pelo arquiteto catalão Ricardo Bofill, foi construído para proporcionar hospitalidade aos cruzeiristas, garantindo a mais alta qualidade no serviço. Devido a sua arquitetora inovadora, o terminal faz com que os hóspedes esperem o menor tempo possível para embarcar, associando conforto e segurança. Recebeu o RINA (Registro da Marinha da Itália) e o B.E.S.T. 4 (selo de excelência em negócios sustentáveis) por operar nos mais altos padrões nos quesitos Responsabilidade Social, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade.


 Sobre a Costa Cruzeiros

A Costa Cruzeiros é líder no segmento na Europa. Por 60 anos, sua frota navega pelo mundo e oferece o melhor do estilo italiano, da hospitalidade à alta gastronomia, fazendo das férias a bordo sonhos que incluem o que há de mais moderno em diversão, além de oferecer opções para aqueles que desejam relaxar. Possui 14 navios, sendo que dois novos transatlânticos devem começar a operar, respectivamente, no início de maio de 2012 e em outubro de 2014. É certificada pelo RINA (Registro Naval Italiano) com o BEST 4, sistema integrado de certificação de conformidade corporativa com os mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000 em 2001, devido ao primeiro programa voluntário na indústria marítima), meio ambiente (UNI EN ISO 14001 em 2004), segurança (OHSAS 18001 em 2007) e qualidade (UNI EN ISO 9001 e2008). Todos os navios da Costa têm o selo RINA Green Star, atestando que a companhia segue os mais altos padrões em respeito ambiental. Com receita de 3,1 bilhões de euros e transportando 2,3 milhões de hóspedes em 2011, a Costa Crociere S.p.A. é o maior grupo italiano de turismo e compreende as marcas Costa Cruzeiros, AIDA e Iberocruzeiros. A Costa Crociere S.p.A. é membro da Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior operadora de cruzeiros do mundo.

Comentários