Qualificação vai beneficiar 3,3 mil feirantes e empresários de São Joaquim



Cerca de 3,3 mil comerciantes e trabalhadores que atuam na Feira de São Joaquim participarão da qualificação profissional e empresarial oferecida pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Sebrae e Faculdade de Nutrição da Universidade Federal da Bahia. A aula inaugural da qualificação será realizada amanhã, terça-feira (26), às 16h30, no auditório da Casa Pia dos Órfãos de São Joaquim, mesmo local onde será realizado todo o curso. A ação ocorre paralelamente à requalificação da feira, realizada pelo Governo da Bahia, com recursos do próprio Estado e também do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.
Os cursos terão duração de 18 meses com aulas teóricas e práticas e o investimento será de R$ 1,5 milhão, com recursos da Setur e Conder, e a capacitação ministrada pelo Sebrae e Faculdade de Nutrição da Ufba.
Toda a qualificação abordará principalmente as noções básicas de higiene, saúde e segurança alimentar, qualidade do atendimento, responsabilidade social dos feirantes, empreendedorismo e gestão de negócios, além de temas como gênero e etnia, exploração sexual, trabalho infantil, educação ambiental e outros assuntos relacionados ao ambiente da Feira de São Joaquim.
Entre as ações desenvolvidas paralelamente à qualificação dos comerciantes está a realização de um inventário gastronômico.
Obras em andamento
Com o intuito de melhorar as condições de uma das maiores feiras do país e de transformá-la em um polo de visitação turística, a requalificação da Feira de São Joaquim está em curso desde o início do ano, quando cerca de 500 feirantes foram deslocados temporariamente para o Galpão Água de Meninos, para o começo das obras, no primeiro trecho da feira.
O cronograma das obras foi dividido em três etapas. As próximas serão os serviços na área da enseada e a instalação de uma completa infraestrutura, além de novas unidades comerciais. A conclusão total da obra está prevista para 2014.

Comentários