NOVA CAMPANHA DA EMBRATUR TERÁ FOCO NA CULTURA



Presidente da Embratur anuncia ao Fornatur o lançamento do novo material promocional do Instituto e as ações voltadas à promoção do turismo


A nova campanha publicitária de divulgação dos destinos turísticos brasileiros que será lançada julho, em Londres, terá como novidade o enfoque na diversidade cultural do país. O anúncio foi feito pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, durante a reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur). A aposta da Embratur foi feita com base em pesquisas que apontam que a cultura é o principal fator de identificação do país no exterior, portanto, pode ser um diferencial como destino turísticos. “Há experiências que só podem ser vividas aqui no Brasil”, destaca Dino. A Embratur também passará a utilizar mais elementos como gastronomia, moda e museus.

O lançamento oficial da campanha, que será divulgada em 21 países, será feito pela presidenta Dilma Rousseff na véspera da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em julho.  Além das manifestações culturais, ligadas às músicas regionais, que sempre foram exploradas pela Embratur no mercado internacional, o Instituto começa a buscar outros componentes que possam ser incorporados como ferramenta para inserir cada vez mais o Brasil no mercado internacional.

Prova disto é a parceria fechada entre a Embratur e o chef de cozinha, Alex Atala, para promover a gastronomia no mercado externo. Outro encontro também fez avançar a nova estratégia de dar destaque para a cultura. O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, e Dino, começaram a alinhar ações conjuntas para incrementar a visitação de estrangeiros nos museus brasileiros, a partir da divulgação de roteiros específicos. As ações definidas na reunião resultarão em Acordo de Cooperação entre as duas autarquias a ser assinado posteriormente.

Durante o Fornatur, Flávio Dino também apresentou as principais ações desenvolvidas pela Embratur, como o programa de captação de voos charters, que estimula o incremento da malha aérea do país, visando a diversificação das portas de entrada do turista estrangeiro, e de captação de eventos internacionais, que disponibilizará recursos a entidades privadas e entes públicos. “Queremos estimular a entrada de turistas. No primeiro chamamento de Captação e Promoção foram recebidos 15 projetos, totalizando R$ 2,116 milhões e, devido à grande demanda, na 1ª quinzena de junho abriremos novo prazo para apresentação de propostas no valor de R$ 1,9 milhão”. 

Flávio Dino também falou sobre a participação da Embratur na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. “Usaremos o evento para apresentar novos destinos turísticos do Brasil. Estaremos com a Campanha 360º no Estande Brasil e com a campanha de Welcome nos aeroportos de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Passeios turísticos e press trips serão disponibilizados aos jornalistas, além de ações desenvolvidas em parceria com o Ministério do Turismo, RioTur e TurisRio”.

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