Municípios baianos realizam trezenas em homenagem a Santo Antônio




O dia 13 de junho é dedicado a Santo Antônio, conhecido pelos devotos como o “santo casamenteiro” e considerado o santo mais popular da Bahia e do país. Padroeiro de algumas cidades baianas, Santo Antônio recebe homenagens com uma programação especial, composta por missas, tríduos, trezenas, procissões e até shows musicais. Dentre os principais destinos que homenageiam o santo estão Salvador, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Campo Formoso, Canudos e Caravelas.
Na capital baiana, a Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, localizada no Centro Histórico, terá programação especial de 1° a 13 de junho, com trezena de preparação para a festa dedicada ao santo, sempre às 20h, com diversos temas. Já no dia 13 de junho, auge da festa, a programação tem início com a alvorada às 6h e conta com missas paroquiais às 7h, 9h, 10h30, 16h30.
A partir das 18h ocorre a tradicional procissão que percorre as principais ruas dos bairros de Santo Antônio Além do Carmo e do Barbalho, seguida por missa campal em frente à paróquia, que marca o encerramento das homenagens ao santo. A missa será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade. 
Na Igreja de Santo Antônio da Barra, as homenagens acontecem também durante os 13 primeiros dias de junho, com a trezena cantada, sempre a partir das19h30. A programação conta ainda com missas, procissão, Coroa de Santo Antônio e carreata até o Farol da Barra.  No dia 13 de junho, a programação conta com missas em diversos momentos do dia: 6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h, 14h, 15h, 16h30, 18h e 19h30.
Interior – Em Campo Formoso, a 401 quilômetros de Salvador, a programação inclui missas e apresentações musicais na Igreja Matriz e na Paróquia de Santo Antônio. No dia 13 será realizada procissão que percorre as principais ruas do município, em sinal da devoção popular. A principal avenida de Campo Formoso também ganha ornamentações juninas e terá ponto de comercialização de comidas e bebidas típicas.
No entanto, o lado profano da festa de Santo Antônio também é forte em Campo Formoso, que todos os anos conta com o Arraiá da Freguesia, de 10 a 13 de junho, com o tema "Centenário de Luiz Gonzaga", na Praça Arthur de Oliveira Régis. O arraiá, considerado a maior festa da cidade, contará com atrações como Pablo, Clã Brasil, Tio Barnabé, Zelito Miranda, Bruno e Marrone, Seu Maxixe e muito mais.
De 7 a 9 de junho, o público poderá conferir ainda um circuito alternativo na Praça Herculano Menezes, com apresentações de quadrilhas juninas e bandas regionais.
Já no município de Alagoinhas, as homenagens a Santo Antônio acontecem na Paróquia Catedral de Santo Antônio, nos primeiros 13 dias de junho. A trezena ocorrerá a partir das 19h30 e o primeiro dia contará com uma alvorada para abertura dos festejos, às 5h30.  O último dia da trezena também terá alvorada, desta vez às 5h; missa presidida pelo padre Pedro de Oliveira, às 17h; e procissão pelas principais ruas da cidade, a partir das 19h. As comemorações no município, que fica a 93 quilômetros da capital baiana, contarão ainda com carreatas pela cidade e comidas e bebidas típicas do São João.
Outra cidade que tem forte a tradição das festas em louvor a Santo Antônio é Canudos, que fica a 410 quilômetros de Salvador. A trezena, que esse ano tem como tema “Com Santo Antônio celebramos os 25 anos de Missão e Evangelização”, será realizada de 1º a 13 de junho, a partir das 19h30, na Paróquia de Santo Antônio de Jesus.
No dia do santo, 13 de junho, os fiéis participam da procissão que sai da Igreja Matriz. Santo Antônio é padroeiro da cidade que herdou a fé de um dos principais personagens da história da Bahia e do Brasil, Antônio Conselheiro. Uma das relíquias religiosas presentes no município é uma imagem de Santo Antônio, possivelmente com origem na extinta comunidade de Belo Monte, reduto do Conselheiro. Datada do século XIX, a imagem fica exposta no altar da Igreja Matriz.
Festejos ao santo casamenteiro vão contagiar moradores e visitantes da cidade de Santo Antônio de Jesus, a 193 quilômetros da capital. A cidade, que leva o nome do santo católico, homenageia o seu padroeiro de 31 de maio a 13 de junho com trezenas, missas, procissão, carreatas e alvorada festiva. Com o tema “Cremos na Palavra que se fez carne, para nos salvar, chamar e enviar", a trezena ocorrerá sempre às 19h30.
No dia 13 de junho, a comemoração tem início às 10h, com a celebração da Eucaristia que será presidida pelo padre João Nilton. Às 16h acontece a tradicional procissão pelas ruas da cidade.
As homenagens ao santo repetem-se em Caravelas, localizada a 870 quilômetros de Salvador. O padroeiro da cidade é lembrado com uma festa secular, de 31 de maio a 13 de junho. A trezena, na Catedral de Santo Antônio, será sempre às 19h30, até 12 de junho.
No dia dedicado ao santo, 13 de junho, às 5h haverá uma alvorada com fogos de artifício; às 10h, uma missa que será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Carlos Alberto; e, às 16h, a tradicional procissão que reúne os moradores da cidade vai percorrer as principais ruas de Caravelas.
Durante os dias da trezena, os fiéis poderão conferir também apresentações de bandas regionais, além de degustarem comidas e bebidas típicas do período junino nas barraquinhas que serão montadas na igreja.

Comentários