LEI GERAL DA COPA VAI INCENTIVAR TURISMO


Embratur destaca flexibilização de vistos, prevista na Lei Geral da Copa sancionada pela presidenta Dilma, como oportunidade para atrair mais turistas

Foi publicada nesta quarta-feira (6), a Lei Geral da Copa, que define as regras estabelecidas para a realização da Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil. A legislação regulamenta garantias fornecidas pelo governo brasileiro à Federação Internacional de Futebol (FIFA) e também diz respeito à realização da Copa das Confederações no ano que vem. A nova lei prevê a concessão de vistos de entrada no Brasil para espectadores que tenham ingressos ou confirmação da aquisição de ingressos para jogos da Copa do Mundo, além de jornalistas credenciados e profissionais que trabalhem na organização do evento.

A flexibilização de vistos no período da Copa servirá de incentivo para que mais turistas estrangeiros visitem o Brasil, afirma o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino. “A expectativa é que o mundial atraia pelo menos 600 mil torcedores internacionais ao país, somente durante os jogos. Nossa meta é que 25% destes visitantes também visitem outros destinos turísticos e não apenas as cidades-sede dos jogos”, disse Dino. Para o ano de 2014, a previsão da Embratur é de que 7,2 milhões de turistas entrem no Brasil.

O texto define também que, na Copa de 2014, serão reservados 300 mil ingressos para uma categoria popular, chamada Categoria 4. Também serão vendidos bilhetes pelo valor de meia-entrada para idosos, estudantes e participantes de programa federal de transferência de renda. Para as pessoas com deficiência, a legislação estabelece uma cota de 1% dos ingressos.

Ainda de acordo com a Lei, fica suspenso, no período da Copa das Confederações de 2013 e da Copa de 2014, o artigo do Estatuto do Torcedor que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios, liberando, assim, a comercialização.

Comentários