Gestão Integrada de Riscos contribui para segurança e sucesso da logística da Rio+20



Tecnologia brasileira reforçou a convicção de que o país está preparado para receber grandes eventos e monitorar riscos operacionais e cibernéticos

Durante a Rio+20, o software utilizado para dar suporte à Gestão de Riscos e Incidentes da conferência registrou 8.478 eventos críticos, como engarrafamentos, protestos e interdições de vias. O desdobramento destes incidentes geraram aproximadamente 130 mil entradas no sistema. Outros 34 mil alertas foram enviados a responsáveis pela operação, infraestrutura e segurança, sendo efetuadas mais de 5 mil  ações de acompanhamento, controle e resolução  dos fatores críticos. 

O programa usado foi o Módulo Risk Manager, tecnologia brasileira que integrou todas as informações relevantes para monitoramento, segurança e logística, compartilhando os dados por meio de smartphones, tablets, SMS, e-mail e telefone. Através da combinação de uma sala de controle de riscos e da unidade de defesa cibernética, o software da empresa Módulo permitiu à organização identificar e dar resposta a riscos operacionais e cibernéticos.

A Sala de Gestão Integrada de Riscos, montada pela Módulo, atuou 24 horas por dia, em 3 turnos, com  equipe de cerca de 50 pessoas. O software Módulo Risk Manager facilitou a integração das diversas entidades participantes da organização do evento e o monitoramento de mais de cinco mil pontos, como hotéis, restaurantes, ruas, aeroportos, além de ter acompanhado o deslocamento das delegações internacionais. 

"A solução de gestão integrada de riscos adotada pela equipe organizadora para   Rio+20 é uma solução de estado da arte para gestão de grandes eventos. Reforça a qualificação do Brasil para receber a  Copa do Mundo e Olimpíadas, e a competência das empresas brasileiras para apoiarem esse esforço" destaca Sergio Thompson- Flores, CEO da Módulo.

A Sala de Gestão Integrada recebeu visitas de diversas entidades e autoridades para conhecer o modelo aplicado na Rio+20, dentre os quais representantes das Forças Armadas do Brasil e das Forças Armadas da Argentina, representantes da Polícia Federal, do Presidente do INEP, Luiz Claudio Costa, e do  Diretor de Pesquisa de Segurança Cibernética do Instituto Gartner, Steve Hawald.

Segundo Costa, a Sala de Monitoramento e o software Módulo Risk Manager permitiram um controle do que estava acontecendo em todo o evento. “O sistema fornece uma ideia sistêmica, que é fundamental para que você tenha a gestão mais adequada dos processos e também tenha informações sobre os riscos. Temos grandes eventos pela frente, então é importante mostrar nossa competência técnica e logística em eventos como este,” afirmou.

O uso de tecnologia móvel também foi destaque para gestão rápida e ágil durante o evento. A Módulo desenvolveu cinco aplicativos específicos para tablet e smartphone com o objetivo de munir os organizadores de informações sobre o evento e controle dos riscos.

“O acompanhamento por meio de tablets e smartphones foi fundamental, mais de 300 pessoas das diversas entidades vinculadas à organização do evento puderam acompanhar de perto e em tempo real as ocorrências, permitindo a rápida tomada de decisões”, completa Thompson.

As atividades da Sala ainda continuam na desmobilização do evento, que ocorre durante esta semana.

Sobre a Módulo:

A Módulo é uma empresa brasileira, com atuação internacional, especializada em soluções para Governança, Riscos e Compliance. Desde 1985 atua nas áreas de software, consultoria e educação oferecendo soluções inovadoras e customizadas para cada negócio.

Atendendo a clientes de todos os setores, a Módulo participou de projetos internacionalmente reconhecidos, como as eleições eletrônicas brasileiras, a entrega de imposto de renda via Internet, o Sistema de Pagamentos Brasileiro, Fórmula Indy, XV Jogos Pan Americanos Rio 2007 e a Rio+20, fornecendo o software Módulo Risk Manager, solução pioneira para Gestão de Riscos, Incidentes e Eventos.

A empresa recebeu o selo "positive" do instituto Gartner e o Módulo Risk Manager foi considerado a melhor solução – Best Buy – pela SC Magazine em 2011 e 2012. Dentre os prêmios conquistados destacam-se o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, o Info Security Products Guide de 2008 a 2011, o Prêmio Assesspro Melhores Empresas em 2009 e 2010 e o reconhecimento internacional como Hot Company em 2008 e 2009.

A Módulo possui escritórios no Brasil, EUA, Reino Unido, Índia e atua em toda América Latina por meio de uma rede de parceiros.

Comentários