AR"Mil facetas do artista", com os trabalhos do artista plástico alemão, Marek Mann.TISTA ALEMÃO COM CORAÇÃO POTIGUAR




Os natalenses terão o prazer de ver, este mês, a exposição "Mil facetas do artista", com os trabalhos do artista plástico alemão, Marek Mann.

Verdadeiro apaixonado pelo Brasil e por sua cultura, especialmente a potiguar, Marek vem a Natal, terra que o acolheu como filho, especialmente para mostrar suas telas cheias de cores e vivacidade. Com sua sensibilidade peculiar, ele soube dar vida aos encantadores pássaros, símbolos da vida e da liberdade. Mas seu trabalho vai além, e capta de maneira poética a essência de músicos brasileiros consagrados, como Baden Powell e Elis Regina, e internacionais, como John Lennon.

Não poderia haver título mais apropriado para descrever esta amostra do talento de Marek, pois o público apreciador de arte poderá conferir de perto as mil facetas de um artista de sensibilidade ímpar, visão aguçada, pinceladas precisas, e, acima de tudo, que possui extremo amor ao que faz.

A vernissage será realizada no dia 14 de junho, às 19 horas, na Pinacoteca do Estado (Palácio da Cultura). A exposição ficará aberta à visitação de 15 a 21 de junho.

Sobre o artista
Marek Mann nasceu em 4 de maio de 1942, em Lemberg, na Galícia, região a oeste da Ucrânia e ao sul da Polônia. Sua família emigrou de Mainz, região do Rheinland-Pfalz, na Alemanha, para a Galícia, no século 18, e lá construiu uma história ligada às artes, à ciência e à indústria. Pouco interessado nos estudos formais, o jovem Mann preferia pintar, esquiar e tocar junto aos melhores músicos de jazz.

Aos 20 anos ingressou na Academia de Belas Artes de Varsóvia, na Polônia, onde passou a conviver de perto com artistas e aprendeu as técnicas da pintura e do design gráfico que utilizaria em seus futuros trabalhos. Em 1968, faz Mestrado em Artes Plásticas e começa a trabalhar em agências de publicidades e editoras, e logo como autônomo, criando cartazes, capas para livros e discos, jogos, ao mesmo tempo em que iniciava uma carreira como ilustrador e autor de livros infantis e para adultos. Publicou mais de quarenta livros, em dezesseis diferentes idiomas.

Em 1977, realiza a primeira exposição em Colônia, na Alemanha, e dois anos depois publica o primeiro livro, um conto de fadas para adultos. O reconhecimento maior ao seu trabalho como designer gráfico, ilustrador e autor de livros infantis acontece em 1996, com uma retrospectiva de sua carreira no Museu de Livros Ilustrados de Troisdorf, que ocupou todo o castelo BurgWissen. No mesmo ano, casa-se com Fátima Correia, em Colônia, estreitando seus laços com o Brasil e em especial com o Rio Grande do Norte. E ela tornou-se Frau Mann.

Entre os milhares trabalhos realizados em toda a sua carreira, destaca-se a série de cartazes para o LeverkusenerJazztage, tradicional festival de jazz realizado há mais de trinta anos na Alemanha, quando trava contato com artistas como DeeDee Bridgewater, o que origina uma série de telas retratando músicos de jazz e de rock. Outro destaque é a escultura intitulada “Unidade alemã”, realizada em 2002, sob encomenda, na cidade de Magdeburg.

Em 2007, a exposição “Paixão de gerações” mostrou a importância da família Mann para a história cultural da Polônia: enquanto os quadros de Marek Mann podiam ser apreciados na série “Jam Session”, o Museu do Filme de Lodz exibia alguns dos filmes em que seu pai trabalhou como cenógrafo e diretor de arte na mostra “Roman Mann,arquiteto de filmes, cenografia e paixão”.
Roman Mann (1911-1960) foi ainda homenageado com a aposição de uma estrela na Calçada da Fama, com o seu nome, junto a outros grandes nomes do cinema polonês.

Em 2008, Marek Mann vem ao Brasil onde expõe “As cores da música” no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. “Eu não sei como se sentem os reis, mas, no Brasil, eu fui um rei”, afirmou, agradecendo à família da esposa e enfatizando que o TAM “foi um dos ambientes mais bonitos que eu poderia imaginar para mostrar as minhas obras”. 

Atualmente, Marek Mann vive e trabalha no seu próprio atelier no bairro de Rodenkirchen, em Colônia, na Alemanha.


Encontro entre artistas (Marek Mann por Jomar Jackson)


MAREK é, como dizia o mestre Picasso – “Ele não procura, ele acha.”

Ao primeiro impacto, o que chama atenção nos seus temas atuais é a cor intensa, a monocromia, e o desenho caligráfico com traços fortes e esguios. Os pássaros europeus em preto e branco contrastam com o colorido flamejante e a densa sensualidade tropical dos pássaros brasileiros, que ele soube tão bem fixar em suas telas.

Retratos magníficos com pinceladas rápidas e cortantes, trazendo os rostos de Elis Regina, Tom Jobim, Caetano Veloso, da potiguar Marina Elali, da nossa música popular brasileira. Do rock, do jazz e da música pop, John Lennon, Jimi Hendrix e muitos outros.

Os instrumentos musicais são pintados de uma forma sensorial e lúdica. Apollinaire sempre falava que se sentia feliz diante dos quadros de Fernand Léger. Repito o mesmo diante das telas de Marek. 

(Jomar Jackson - junho de 2012)


Pássaros – maravilha da natureza
A Mãe Terra deu vida aos animais e às plantas. Tudo isso são maravilhas da natureza. Os pássaros incluem-se entre essas maravilhas.

Desde sempre a humanidade sonhou em voar imitando os pássaros e construiu modelos de aeronaves para flutuar acima das nuvens. Ícaro foi o mais famoso “pássaro”. Ele queria alcançar o céu… e caiu! Leonardo da Vinci desenhou máquinas voadoras que deveriam transportar as pessoas no ar. Suas fantasias foram posteriormente realizadas. Aos pássaros nós agradecemos os modernos aviões– essas construções foram inspiradas em seus voos.

Os pássaros sempre acompanharam a minha vida. No pós-guerra adestravam-se pombos correios, que levavam mensagens aos lugares desprovidos de meios de comunicação. Da janela do nosso apartamento eu observava as “colunas voadoras” de pombos que sempre retornavam ao seu criador. Os seus excrementos cobriam monumentos dos líderes políticos e os despojava de poderes e brio.
Rouxinóis, pardais e andorinhas estavam sempre perto de mim. Os pássaros domésticos, como perus, gansos, patos ou galinhas, eu vivenciava durante as férias no sítio. Até pouco tempo, tínhamos em frente da nossa varanda uma grande árvore. Todos os anos, na primavera, pássaros reuniam-se na sua copa e promoviam um grande concerto. O rouxinol virtuoso dirigia a orquestra. Maravilhoso! Agora, na nossa varanda, temos plantas que atraem os pássaros com os seus frutos. Com alegria, eles picam os frutinhos vermelhos e depois voam para longe, satisfeitos.

No rio Reno, pertinho de casa, encontro os orgulhosos cisnes, patos coloridos e gaivotas grasnando. Nós também temos convidados regulares em nossa varanda. Há dois pardais que defendem os seus territórios. Eu dedico a minha pequena série de quadros aos nossos amigos voadores. Ela não deve ser tomada como um tratado ornitológico. As belas e interessantes formas, os graciosos movimentos e a admiração pelas maravilhas naturais da nossa Mãe Terra trouxeram-me ao tema Pássaros.

A maioria dos pássaros pintados por mim vivem na América do Sul, no Brasil, como, por exemplo, os Colibris, os Papagaios, os Tucanos, as Eumamotasuperciliosa, os Momotusmomota, e as Pittaangolensis. A quantidade das maravilhas naturais brasileiras é imensa. Ao expectador dessa exposição eu queria dar um impulso inicial que despertasse a curiosidade para com essas lindas criaturas.

(Marek Richard Mann - Tradução de Fatima Mann - Köln, janeiro de 2012)


Serviço:


Exposição "Mil facetas do artista", de Marek Mann
Abertura: 14 de junho de 2012 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Pinacoteca do Estado (antigo Palácio do Governo) - Praça 7 de Setembro, S/N - Cidade Alta - Fone            (84) 3232-9727      
Período: 15 a 21 de junho de 2012
Visitação: de segunda a domingo, das 09h às 20h

Comentários